Serviço online facilita o voto de acionistas

HOME

Criado pela MZ, empresa do Grupo Attitude, o Assembleias Online cresce em utilização por parte de investidores institucionais e permite que companhias de capital aberto implementem a participação remota de acionistas nas assembleias, com redução de custos, transparência e igualdade de tratamento. Segundo a MZ, o número de acionistas que optaram pelo voto à distância

Criado pela MZ, empresa do Grupo Attitude, o Assembleias Online cresce em utilização por parte de investidores institucionais e permite que companhias de capital aberto implementem a participação remota de acionistas nas assembleias, com redução de custos, transparência e igualdade de tratamento.

Sao_Paulo_Stock_Exchange

Segundo a MZ, o número de acionistas que optaram pelo voto à distância nas assembleias gerais de 2014 cresceu em relação ao ano passado, ratificando a tendência dos últimos três anos. O número de fundos institucionais cadastrados no Assembleias Online superou a marca de 1.200, um crescimento de 5% em relação a 2013. Um dos destaques da temporada de 2014 foi a assembleia da Estácio Participações, que registrou um significativo aumento da participação de acionistas que optaram por votar remotamente.

“O interesse de acionistas em participar de assembleias via internet é uma tendência crescente e irreversível. Além das adesões registradas para essa temporada de 2014, temos recebido consultas de diversos gestores sobre o processo de votação e até mesmo a utilização da plataforma online para as assembleias dos próprios fundos, que também já foi objeto de pronunciamento positivo pelo Colegiado da CVM” destaca Eric Prado, Executivo da MZ responsável pelo Assembleias Online.

Dentre as vantagens do voto remoto do Assembleias Online para acionistas de companhias de capital aberto ou cotistas de fundos de investimento, destacam-se a possibilidade de uso de certificados digitais para autenticação e validação jurídica dos votos, redução substancial de custos com deslocamento ou despesas com cartórios e desburocratização, que resulta em economia de tempo ao acionista.

O Assembleias Online é, segundo a MZ, o serviço líder em assembleias remotas, permitindo redução de custos, transparência e igualdade de tratamento a companhias de capital aberto. É uma ferramenta que pode reforçar o compromisso com governança corporativa, viabilizando o acesso igualitário a informações e a participação remota de um número crescente de acionistas (ou cotistas de fundos) nas Assembleias.

A emissão de relatórios consolidadores, em plena conformidade com a Instrução CVM 481, reduz significativamente a carga de trabalho operacional e de controle jurídico na operacionalização de assembleias presenciais.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor