Sistema da Senior otimiza operação da Porto Seguro

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A Senior, uma das maiores desenvolvedoras de sistemas de gestão no Brasil, foi escolhida pela Porto Seguro para otimizar o gerenciamento da rotina diária de mais de 13 mil colaboradores. Segundo a Porto, a solução da Senior foi responsável por um aumento de 60% na produtividade. Além disso, reduziu a quase zero os erros no fechamento do

A Senior, uma das maiores desenvolvedoras de sistemas de gestão no Brasil, foi escolhida pela Porto Seguro para otimizar o gerenciamento da rotina diária de mais de 13 mil colaboradores. Segundo a Porto, a solução da Senior foi responsável por um aumento de 60% na produtividade.

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Além disso, reduziu a quase zero os erros no fechamento do ponto, tarefa que atualmente é feita em apenas um dia, ante os três do cenário anterior. “Reduzimos 35% das solicitações de ajustes no pós-fechamento e 40% no período de fechamento do ponto, já que os funcionários e gestores são notificados constantemente sobre acertos a serem feitos”, comemora Lucas Azzi Gonçalves, coordenador de Sistemas e Processos da Porto Seguro, cliente Senior desde 1999.

Com uma estrutura que engloba 19 empresas e a liderança no segmento de seguros para automóvel e residência no Brasil, a Porto Seguro atende a mais de 6 milhões de clientes em todo o país. “Ao automatizar a gestão do ponto dos nossos colaboradores, passamos a evitar atrasos no processamento da folha de pagamento e custos não previstos pela empresa”, relata o coordenador.

As duas empresas buscaram melhores práticas que impactassem positivamente na rotina de gestão de ponto da seguradora com um modelo de cocriação que teve início em junho de 2012 e foi implementado em apenas três meses. O módulo de Gestão do Ponto, resultado desta parceria, que faz parte agora do software Gestão de Pessoas, oferece três interfaces para o usuário final – RH, gestor e colaborador – e facilita o gerenciamento das horas trabalhadas, auxilia na redução de passivos trabalhistas e acertos e conferências em lote, além de simplificar ações como inclusão e apuração automática de marcações.

A experiência resultou em um produto para a Senior aderente às necessidades do mercado. “Nesse projeto, a Porto Seguro contribuiu efetivamente para a construção de um novo sistema da Senior”, afirma Ricardo Kremer, gerente de Produto da Senior. “Enquanto isso, a Senior, por sua vez, trouxe a solução de um problema interno nosso”, completa Lucas Azzi, da Porto Seguro.

Com a ferramenta, o gestor tem mais facilidade para fechar e acompanhar a gestão de ponto dos colaboradores, pois consegue ter uma visão panorâmica de todo o processo, com indicadores que podem ser comparados mensalmente, como hora extra. “Deixou de ser um processo transacional de operação e passou a ser uma ferramenta de gestão”, ressalta o executivo. A ferramenta possibilitou uma visão mais estratégica e integrada para o líder, além de dar ao colaborador a flexibilidade de fazer a autogestão do seu tempo. “A Senior é a nossa base para a administração de pessoal e oferece soluções que facilitam isso”, define Lucas Azzi.


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