Unisinos foca integração entre academia, empresa e tecnologia

Negócios

Ser uma universidade global de pesquisa com forte base tecnológica e integração de academia e mercada é um dos objetivos da Unisinos, Universidade do Vale dos Sinos, de São Leopoldo (RS), em sua estratégia de expansão. A área de tecnologia vem sendo priorizada na instituição nos últimos anos com cursos de graduação, pós-graduação e educação

banner 600 BITS 2014

Ser uma universidade global de pesquisa com forte base tecnológica e integração de academia e mercada é um dos objetivos da Unisinos, Universidade do Vale dos Sinos, de São Leopoldo (RS), em sua estratégia de expansão.

Entrada_da_Unisinos_de_Porto_Alegre

A área de tecnologia vem sendo priorizada na instituição nos últimos anos com cursos de graduação, pós-graduação e educação continuada. A universidade abriga o Parque Tecnológico Tecnosinos que aos 14 anos conta com 75 empresas de base tecnológica de dez países, que geram 5300 empregos e mais de um bilhão de dólares de receita.

Um estande do parque tecnológico pode ser visitado na área de exposição da BITS com informações sobre os setores de atuação do parque: Tecnologia da Informação; Semicondutores, Automação e Engenharia; Comunicação e Convergência digital; Ciências da vida, com foco em Alimentos Funcionais e Nutracêutica e Energias Renováveis.

Suzana Kakuta, Diretora do parque, salienta que o Tecnosinos vem apoiando a BITS desde a sua primeira edição, participando efetivamente da implementação e consolidação da feira. “Na América Latina, o Brasil representa 50 por cento de todo tamanho da indústria e produção de tecnologia da informação. Assim, ter a BITS – um braço da CEBIT – a maior feira de TI do mundo, em nosso Estado é de suma importância, possibilitando que as empresas vejam nela uma excelente plataforma para seus negócios”, destaca.

A união entre universidade e empresa é parte importante desse trabalho, explica o professor Carlos Moraes, decano da Escola Politécnica da Unisinos. “Enquanto a academia traz nas suas diretrizes a construção de conhecimento e formação de recursos humanos de alta qualificação, a empresa busca através da inovação avançar em termos de pesquisa e desenvolvimento, aumentar sua competitividade tecnológica, econômica e ambiental no mercado”, afirma.

A instituição é patrocinadora prata da quarta edição da BITS – Business IT South America, feira de tecnologia da informação e da comunicação, que ocorreu de 13 a 15 de maio, no Centro de Eventos FIERGS, em Porto Alegre.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor