41% das grandes empresas já possuem projetos de Big Data

Big DataCIOData StorageEmpresasHOMENegóciosProjetosSoftware

Um estudo global patrocinado pela Dell Software e realizado pela Competitive Edge Research identificou que 41% das empresas de 2 mil a 5 mil funcionários têm um ou mais projetos de Big Data implementados e 55% planejam adotar esse tipo de projeto em um futuro próximo. A pesquisa revela que os grandes motivadores do sucesso

Um estudo global patrocinado pela Dell Software e realizado pela Competitive Edge Research identificou que 41% das empresas de 2 mil a 5 mil funcionários têm um ou mais projetos de Big Data implementados e 55% planejam adotar esse tipo de projeto em um futuro próximo.

big-data-Treinamento-IN-FOCO

A pesquisa revela que os grandes motivadores do sucesso de projetos de Big Data, segundo os 300 CIOs entrevistados, são a necessidade de contribuir com o crescimento dos negócios. Nesse sentido, 80% dos profissionais ouvidos citaram que precisam melhorar a análise da crescente quantidade de dados que circulam na organização.

Essa nova postura é necessária para melhorar a qualidade dos produtos, aproveitar oportunidades de negócio e acelerar a tomada de decisões. Também é necessário conseguir um melhor entendimento da necessidade dos clientes, ter habilidade para responder rapidamente aos desafios competitivos, e aumentar a eficiência das ações de marketing.

Entre as empresas que implementaram projetos de Big Data, 89% delas reportam uma melhoria significativa na tomada de decisões. A expectativa dos executivos é que que o orçamento para Big Data aumente para cerca de US$ 6 milhões nos próximos dois anos – contra uma média atual de US$ 2 milhões a US$ 5 milhões -, com ampliação de investimentos em hardware, software e treinamento.

O estudo apontou que 50% das companhias entrevistadas que têm projetos de Big Data estão mais satisfeitas com a produtividade e a tomada de decisões. Apenas 23% das que ainda não implementaram Big Data estão satisfeitas no mesmo quesito.

Da mesma forma, entre as que já usam essa tecnologia, 49% estão satisfeitas com a capacidade de melhorar a qualidade do produto e 47% com a habilidade para identificar e tirar vantagem de oportunidades de negócios contra, respectivamente, 32% e 24% das que não têm a solução.

“Esse estudo confirma nossa percepção de que existe uma demanda crescente por projetos de Big Data, no Brasil e no mundo, como forma da TI contribuir efetivamente para os resultados de negócio”, afirma Tulio Werneck, Diretor de Marketing da Dell Software para América Latina. “Para a Dell, trata-se de um importante mercado e que a empresa atende hoje com um portfólio completo de soluções, voltado para companhias dos mais diversos portes”, complementa.

Para 41% dos entrevistados, a colaboração entre as áreas de TI e negócios é o pré-requisito mais citado pelos entrevistados para o sucesso dos projetos. Os profissionais acreditam que forte cooperação entre as duas unidades é essencial para as iniciativas serem bem-sucedidas.

Outro fator fundamental para o sucesso desse tipo de projeto, citado por 37% dos entrevistados, é uma forte conexão entre a análise de dados e o gerenciamento da performance das organizações. Já 33% destacaram a importância de ter conhecimentos específicos na equipe e 32% citaram uma documentação completa e acurada dos requerimentos de negócio.

A interação entre a análise de dados e o gerenciamento de performance é outro fator importante para o sucesso dos projetos. Citado por 37% dos entrevistados, gerenciar a complexidade de dados permanece um obstáculo significativo para abranger plenamente os benefícios potenciais de uma abordagem orientada por dados.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor