Aeroporto Internacional de São Paulo moderniza comunicações

EmpresasNegóciosOperadorasRedes

A concessionária que hoje administra o Aeroporto Internacional de São Paulo atualizou a plataforma híbrida e flexível de voz e switching com as soluções da Alcatel-Lucent Enterprise. A necessidade da Concessionária do GRU Airport – Aeroporto Internacional de São Paulo, era uma estrutura capaz de evoluir sem rupturas e de maneira simples, com altos níveis

A concessionária que hoje administra o Aeroporto Internacional de São Paulo atualizou a plataforma híbrida e flexível de voz e switching com as soluções da Alcatel-Lucent Enterprise.

terminal são paulo

A necessidade da Concessionária do GRU Airport – Aeroporto Internacional de São Paulo, era uma estrutura capaz de evoluir sem rupturas e de maneira simples, com altos níveis de atendimento (SLA). Em parceria com a VS Telecom, a Alcatel-Lucent Enterprise foi escolhida para o desafio.

De acordo com Luiz Eduardo Ritzmann, CIO do GRU Airport: “A tecnologia de voz e dados da Alcatel-Lucent Enterprise, em parceria com a VS Telecom, atualizou o sistema de comunicação de voz do aeroporto, incluindo o recém-inaugurado Terminal 3, para oferecer telefonia IP, digital e analógica em todos os ramais internos e dos condôminos (lojas, restaurantes, empresas aéreas etc) do sítio aeroportuário.

Voltado para voos internacionais, o Terminal 3 foi construído em um ano e sete meses, possui uma área de 192 mil m2 – maior do que os outros três terminais juntos –, e conta com tecnologias e equipamentos comparáveis aos dos melhores aeroportos do mundo. Sua estrutura possui um espaço maior na área restrita (após a inspeção de raios-X) do que na área pública. Seus dois pátios têm capacidade para 34 aeronaves. Cerca de 38 mil pessoas trabalham no aeroporto.

Ritzmann ainda acrescenta que o atual data center do aeroporto conta com o que há de mais novo em termos de soluções de TI e telecom. A solução de voz da Alcatel-Lucent, composta por servidores e switches, estão alocados em um ambiente com o que há de mais moderno em termos de segurança e redundância de energia, composta por cinco níveis, fazendo com que a infraestrutura de TI nunca saia do ar e garantindo o funcionamento ininterrupto do aeroporto.

Ao todo são mais de 10 mil portas de voz instaladas, distribuídas entre o prédio da Administração, Terminais de Passageiros, Terminal de Cargas (TECA), Terminal Remoto, canteiro de obras, além de Wi-Fi para uso corporativo.

“O escopo de atendimento de manutenção e configuração, sob a responsabilidade da VS Telecom, totaliza 10.518 portas de voz (ramais e troncos), 600 portas de dados, que incluem os pontos de rede, Wi-Fi na área administrativa”, afirma Sérgio Udo, diretor comercial da VS Telecom e responsável pelo projeto. “Nosso conhecimento para atender as complexas operações do aeroporto, aliado à tecnologia confiável da Alcatel-Lucent, são os diferenciais e a chave do sucesso”, conclui.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor