Apple apresenta iOS 8 e OS X 10.10

Software

Como de hábito, a Apple aproveitou a WWDC (Worldwide Developers Conference), realizada esta semana em San Francisco, para apresentar suas principais novidades para programadores e usuários. Os destaques foram o iOS 8 e o OS X 10.10. A apresentação da nova versão do sistema operacional para iPhone e iPad chega um ano depois do iOS

Como de hábito, a Apple aproveitou a WWDC (Worldwide Developers Conference), realizada esta semana em San Francisco, para apresentar suas principais novidades para programadores e usuários. Os destaques foram o iOS 8 e o OS X 10.10.

ios-8-download

A apresentação da nova versão do sistema operacional para iPhone e iPad chega um ano depois do iOS 7, que tinha apresentado grandes alterações na interface. O novo software irá funcionar a partir do iPhone 4S, iPad 2 e iPods Touch de 5ª geração, ou mais recentes. A data do lançamento não foi divulgada, mas espera-se que seja em Setembro, mesma época que também deverá ser anunciado o iPhone 6.

Na versão 8 do iOS, o destaque são as caraterísticas voltadas às empresas, como o Device Enrollment Program (que configura o dispositivo automaticamente – apps, mail, contatos, etc.), mensagens ‘VIP’ que aparecem na tela de bloqueio e melhorias de segurança.

Além disso, vale destacar melhorias no iCloud Drive, em que os equipamentos com este sistema operacional passarão a ter uma aplicação própria dedicada para gerir os arquivos da iCloud. Também será integrado o teclado virtual QuickType, com uma melhor capacidade preditiva, e novas funções para a assistente virtual Siri, agora com a capacidade de identificação de canções via Shazam.

A Apple também apresentou no evento o OS X 10.10, que foi batizado de Yosemite. Entre as principais novidades do sistema operacional para Macs, também está o iCloud Drive (que, como vimos, também mereceu uma especial atenção no iOS 8), que torna acessíveis e automaticamente sincronizados conteúdos e pastas de qualquer tipo em todos os dispositivos Apple.

A nova versão do OS X permite ao usuário receber informações de chamadas telefônicas e SMS no Mac e o serviço de e-mail foi redesenhado, passando a incluir Mail Drop para enviar mensagens criptografadas via iCloud e permitindo anexos até 5GB.

O Yosemite OS X 10.10 está disponível para programadores e será lançado publicamente até o final do ano, sendo que o upgrade, como habitual, será gratuito.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor