Ferramenta permite implementar criptografia seletiva em notebooks

HOMESegurançaSoftware

Sujeitos a extravios e até roubo, os notebooks utilizados profissionalmente podem ser um grande problema caso caiam em mãos erradas. Muitos profissionais que se movem com informação de clientes, como número de contas, extratos bancários, endereços, podem criar um ponto de fragilidade na estrutura de segurança de uma empresa caso percam o controle de seus

Sujeitos a extravios e até roubo, os notebooks utilizados profissionalmente podem ser um grande problema caso caiam em mãos erradas. Muitos profissionais que se movem com informação de clientes, como número de contas, extratos bancários, endereços, podem criar um ponto de fragilidade na estrutura de segurança de uma empresa caso percam o controle de seus equipamentos.

Segurança

Mesmo estando atentos para não perder o notebook de vista, os casos de roubos e perdas são mais frequentes do que imaginamos. Um estudo conduzido pela Gartner Group aponta que a cada segundo 53 laptops são roubados ou perdidos.

De acordo com o Instituto Ponemon, somente nos aeroportos dos Estados Unidos se perdem semanalmente 12 mil notebooks e apenas 19% dos usuários criptografam seus arquivos e dados. Nem mesmo as grandes empresas tomam todos os cuidados necessários. Recentemente a Coca-Cola teve alguns notebooks roubados e à falta de encriptação precisou notificar a 74 mil pessoas, entre empregados, fornecedores e ex-empregados, que podem ter tido seus dados comprometidos.

Para evitar o acesso aos dados em casos similares, a Steganos, empresa especializada em ferramentas de software de segurança de fácil uso, desenvolveu o Safe, que permite a criação de cofres virtuais com o sistema de encriptação mais seguro do mercado, o algoritmo AES-XEX de 384 bit.  Cada uma das unidades seguras criadas funciona como uma unidade de disco rígido do notebook e só aparecem no explorador do Windows ao serem abertas. Quando fechadas, desaparecem automaticamente.

Com as opções de criptografia avançadas de Steganos é possível deixar fotos, arquivos e documentos em modo invisível. Uma ferramenta valiosa quando se pensa na quantidade de laptops e computadores perdidos ou roubados cada dia.

Os produtos da Steganos estão disponíveis em português, espanhol, inglês, alemão e francês e podem ser adquiridos no site da empresa.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor