Google cometerá “orkuticídio”

e-MarketingHOMERedes Sociais

Depois de ser obliterado pelo Facebook e apresentar uma existência “zumbi” nos últimos anos, finalmente o Orkut será aposentado pelo Google. A rede social, que foi um fenômeno no Brasil, já tem data para perecer: 30 de setembro. Até lá, os usuários poderão exportar seus dados, fotos e scraps. Será possível também transformar o perfil

Depois de ser obliterado pelo Facebook e apresentar uma existência “zumbi” nos últimos anos, finalmente o Orkut será aposentado pelo Google.

orkut

A rede social, que foi um fenômeno no Brasil, já tem data para perecer: 30 de setembro. Até lá, os usuários poderão exportar seus dados, fotos e scraps. Será possível também transformar o perfil do Orkut em uma página no Google+, que ainda amarga baixa utilização, mesmo com os esforços do Google em bombar o serviço.

E não é só a rede social que será abandonada. Até mesmo o domínio “orkut.com” será abandonado. Orkut Büyükkökten, criador do serviço, deixou o Google há quatro meses e tomará o controle do endereço digital no início de 2015.

O conteúdo das comunidades mais populares será convertido em arquivo consultável, como um tributo à internet brasileira do começo do século.

Em 31 de dezembro de 2014, perfis e comunidades envolvidos em investigações criminais, como tráfico de drogas, pirataria e pornografia, também serão eliminados, após disponibilização à Justiça.

Criado em 2004, o Orkut foi uma verdadeira febre no Brasil. Inicialmente disponível apenas a usuários convidados, a “entrada” na rede social era disputadíssima, até com comercialização ilegal de convites em sites de leilão.

Quando estava no auge, o Orkut chegou a ter 40 milhões de contas ativas, o que representava metade da população brasileira com acesso à internet.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor