Metade da população do Brasil está na internet

HOMEMobilidade

De acordo com a pesquisa TIC Domicílios 2013, realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), vinculado ao Comitê Gestor de internet no Brasil (CGI.br) e ao Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), o País encerrou o ano passado com 51% da população usando a internet. No

De acordo com a pesquisa TIC Domicílios 2013, realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), vinculado ao Comitê Gestor de internet no Brasil (CGI.br) e ao Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), o País encerrou o ano passado com 51% da população usando a internet. No total, 85,9 milhões de pessoas tem acesso à rede. Em 2012, no levantamento anterior, 49% da população tinha acesso à internet.

acesso público sp

A pesquisa TIC foi realizada entre setembro de 2013 e fevereiro de 2014. As entrevistas foram realizadas em 16,887 domicílios de 350 municípios brasileiros. Segundo o apurado, 51% dos entrevistados havia acessado a internet nos últimos três meses.

As pessoas ouvidas relataram que falta de habilidade com computador, falta de necessidade ou interesse e falta de condição de pagar pelo acesso eram motivos que as afastavam da grande rede.

Cerca de 43% do total de domicílios (27,2 milhões) possuiu algum tipo de conexão com a web. 49% dos domicílios brasileiros têm um dispositivo de acesso em casa, que pode ser computador de mesa, notebook ou tablet.

Nas áreas urbanas, a presença do computador é muito representativa. 53% das casas nessas regiões contam com computadores. Nas áreas rurais, 21% das casas têm o equipamento.

Outro ponto importante levantado pela pesquisa é que 42,5 milhões de brasileiros acessam a internet usando celulares. De acordo com o apurado, 137 milhões de brasileiros (82% da população) têm um aparelho celular.

Desses, 31% usaram internet no celular nos últimos três meses. Isso representa um total de 42,5 milhões de brasileiros acessando a internet usando um dispositivo móvel.

Fazer ligações, enviar mensagens SMS, tirar fotos e ouvir músicas são as principais atividades feitas nos aparelhos, além do acesso à internet.

As redes sociais são acessadas por 30% dos donos de celulares, enquanto a navegação em sites responde por 23% do uso.

Do total de usuários de internet, 31% acessaram a web do celular no ano passado, o equivalente a 52,5 milhões de internautas. No ano anterior, 20% da população acessava a internet do celular.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor