Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior apoia iniciativa da GS1 Brasil

EmpresasHOMENegócios

Em visita à nova sede da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Mauro Borges, inaugurou o Centro de Inovação e Tecnologia construído pela GS1 e demonstrou apoio ao esforço da diretoria da entidade em promover a automação no país. Acompanhado por Rubens Gama, chefe de gabinete; Nelson Fujimoto,

Em visita à nova sede da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Mauro Borges, inaugurou o Centro de Inovação e Tecnologia construído pela GS1 e demonstrou apoio ao esforço da diretoria da entidade em promover a automação no país.

gs1 brasil

Acompanhado por Rubens Gama, chefe de gabinete; Nelson Fujimoto, secretário de Inovação; e Humberto Ribeiro, secretário de Comércio e Serviços, todos do MDIC, Mauro Borges destacou que, “por intermédio do Plano Brasil Maior, procuramos apoiar as atividades inovadoras com vistas ao aumento da produtividade e competitividade dos diversos setores e, no caso, soluções tecnológicas como essas da GS1 são muito importantes”.

O Centro de Inovação e Tecnologia foi projetado com base nos processos mais avançados de automação e demonstra na prática operações logísticas para distribuição e varejo, de armazenamento, de rastreabilidade de medicamentos e também de lojas inteligentes. O espaço demonstra soluções suportadas por tecnologias e padrões como código de barras, código GS1 DataMatrix, código GS1 DataBar e EPC/RFID – solução de identificação por radiofrequência para lojas que instalam o conceito self check out.

Para o ministro, “entre a variedade de contribuições em automação para o ganho de eficiência nos processos operacionais, desde a produção, distribuição e comercialização, o Centro de Inovação e Tecnologia propõe o ganho de segurança em todo elo da cadeia de fornecimento, tanto para as empresas e sobretudo ao consumidor, em função da rastreabilidade do produto na totalidade das etapas da referida cadeia”. “Iniciativas como essa da GS1 Brasil estão sendo acompanhadas pelo Comitê de Tecnologia da Informação e Comunicação, assim como o Comitê Sistêmico de Comércio e Serviços do nosso ministério”, completa Borges.

Os parceiros tecnológicos do Centro de Inovação e Tecnologia são Cassioli Brasil, Gtt Healthcare, Seal e Seal Telecom, Acura Global, Flex Link, Microsoft, RR Etiquetas, Sunnyvale, Datalogic, Intermec, MZA, PWC, Siris/Plascar e Toledo.

A GS1 Brasil – Associação Brasileira de Automação é uma organização sem fins lucrativos responsável pelo padrão global de identificação de produtos e serviços (Código de Barras e EPC/RFID) e comunicação (EDI e GDSN) na cadeia de suprimentos.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor