Philips e Salesforce fecham parceria em TI na nuvem para o setor da saúde

CloudHOMESoftware

Com o intuito de acelerar a transformação do setor de saúde, a Royal Philips e a Salesforce.com anunciaram uma parceria estratégica que resultou na construção de uma plataforma de saúde baseada em nuvem aberta, aproveitando a experiência em tecnologia médica, aplicações clínicas e de informática clínica da Philips e o conhecimento em computação em nuvem,

Com o intuito de acelerar a transformação do setor de saúde, a Royal Philips e a Salesforce.com anunciaram uma parceria estratégica que resultou na construção de uma plataforma de saúde baseada em nuvem aberta, aproveitando a experiência em tecnologia médica, aplicações clínicas e de informática clínica da Philips e o conhecimento em computação em nuvem, inovação e compromisso com o cliente da Salesforce.

ti saúde

A gestão de relacionamento com paciente será o principal ponto da plataforma, permitindo que cuidadores verifiquem de perto e ofereçam apoio a seus pacientes. A plataforma também habilitará dispositivos médicos e interoperabilidade de dados, como coleta de dados e análise posterior para melhor tomada de decisão clínica por profissionais e pacientes, permitindo um papel mais ativo na gestão da saúde pessoal.

“Nós entramos em uma nova era de transformação na área da saúde e a tecnologia está permitindo que a indústria possa conectar, cuidar e se envolver com os pacientes, e entre si, de uma maneira nova e profunda”, explica Marc Benioff, presidente e CEO da Salesforce. “Estamos criando, juntamente com a Philips, uma plataforma de saúde aberta e um ecossistema que possa beneficiar todos que se preocupam com uma das questões mais importantes de nosso tempo”, completa.

A colaboração já resultou em duas aplicações clínicas que serão lançadas na nova plataforma: Philips eCareCoordinator e Philips eCareCompanion. Estes aplicativos permitirão que a equipe de cuidados possa monitorar pacientes com condições crônicas em suas casas, além de facilitar o programa clínico Hospital to Home da Philips, como o Banner iCare™, implementado no Banner Health, uma organização responsável e pioneira de cuidados baseada em Arizona, nos EUA. Modelos similares de prestação de cuidados à base de tele saúde para os hospitais que utilizam o programa Philips eICU provaram redução da mortalidade em 26%, e do tempo de permanência em 20%, de acordo com um estudo recente.

“Com esta aliança estratégica, a Philips está fazendo grandes progressos para entregar, em tempo real, soluções digitais de saúde”, comenta Frans van Houten, CEO da Royal Philips. “Dados de Saúde existem em muitas formas diferentes e em muitos sistemas diferentes hoje em dia. Juntamente com a Salesforce, temos uma grande oportunidade de reformular e otimizar a maneira que a saúde é entregue, além de proporcionar um melhor acesso aos dados através da continuidade dos cuidados”, completa.

A Philips e a salesforce.com acreditam que os aplicativos cobrirão a continuidade dos cuidados: a partir do autocuidado e da prevenção, passando pelo diagnóstico e tratamento através da recuperação, e até o bem-estar. A plataforma, baseada no Salesforce1 Platform, permitirá a colaboração e fluxo de trabalho, bem como a integração de dados de múltiplas fontes em todo o mundo, incluindo registros médicos eletrônicos, informações de diagnóstico e tratamento obtidos através de equipamentos de imagem da Philips, equipamentos de monitoramento, dispositivos pessoais e tecnologias, como HealthKit da Apple. Além disso, a plataforma baseada na nuvem é projetada para ser altamente escalável, com privacidade embutida e segurança de dados. Ao combinar os dados, a plataforma permitirá a análise, com objetivo de aumentar a tomada de decisão por profissionais, além de envolver os pacientes. Tanto a Philips quanto a salesforce.com preveem que a plataforma utilizará o armazenamento de dados clínicos da Philips e a interoperabilidade de dispositivos médicos. A plataforma será aberta para desenvolvedores e deve resultar em um ecossistema vibrante de parceiros para a criação de aplicativos. Como resultado, terá o potencial de transformar tanto a entrega profissional de saúde quanto a gestão contínua de saúde pessoal.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor