TOTVS Consulting conclui implementações simultâneas de Centros de Serviços Compartilhados

HOMENegóciosSoftware

A TOTVS Consulting, unidade de consultoria de negócios da TOTVS, finalizou a implementação de dois Centros de Serviços Compartilhados (CSCs). Com experiência em mais de 30 projetos de CSC nos últimos cinco anos, a empresa conseguiu acelerar a implementação e realizou diversos projetos em paralelo. O profundo conhecimento das melhores práticas de processos e indicadores,

A TOTVS Consulting, unidade de consultoria de negócios da TOTVS, finalizou a implementação de dois Centros de Serviços Compartilhados (CSCs). Com experiência em mais de 30 projetos de CSC nos últimos cinco anos, a empresa conseguiu acelerar a implementação e realizou diversos projetos em paralelo.

consultoria digital

O profundo conhecimento das melhores práticas de processos e indicadores, ferramentas de otimização, Gestão do Conhecimento, Acordo de Nível de Serviço (ANS) e Acordo de Nível Operacional (ANO) também contribuem para a TOTVS Consulting ter agilidade em implantações.

O Grupo Ser Educacional, um dos que implantou o CSC, mantém escolas de Ensino Superior, além de Centros Universitários em 11 Estados do Brasil que atendem a mais de 110 mil alunos. A implementação de um CSC teve como objetivo integrar informações das áreas de Suprimentos, Cadastro, Departamento Pessoal, Financeiro, Faturamento, Controle de Crédito, Fiscal, Contábil e Tecnologia da Informação das 29 unidades do Grupo.

“Com a nova estrutura pretendemos garantir uma cultura prestadora de serviços, melhorando o prazo e a qualidade de atendimento às áreas de negócio. Além disso, passaremos a atuar como suporte à estratégia de crescimento orgânico do Grupo e em processos de fusões e aquisições”, afirma Joaldo Diniz, diretor do CSC e CIO do Grupo Ser Educacional.

Já o Grupo Leader, varejista fluminense especializada em moda, também identificou no Centro de Serviços Compartilhados a melhor maneira de organizar as informações de mais de 160 lojas distribuídas em 10 Estados. O novo CSC integrou os dados das áreas de Administração de Pessoal, Cadastro, Suprimentos, Contas a Pagar, Contas a Receber, Tesouraria, Conciliação, Contábil, Fiscal, Contratos e BackOffice de Compras da companhia e da Rede Seller – empresa adquirida pelo Grupo em 2013.

“O projeto de CSC foi realizado juntamente com a integração da Rede Seller ao Grupo, exigindo uma atenção especial dos consultores na definição dos processos, estrutura organizacional e pessoas para o correto funcionamento do Centro de Serviços Compartilhados Leader”, explica Flávio Sanchez, diretor de TI, projetos e CSC da Leader.

Originalmente voltado à redução de custos, o CSC tem se transformado em uma excelente alternativa para ganho de agilidade nos serviços que não fazem parte do core business da companhia, como tarefas do departamento financeiro, contabilidade, suprimentos, folha de pagamento, TI, jurídico e administração geral.

“O centro possibilita às empresas reorganizar e padronizar seus processos que, em muitos casos, estão fragmentados por serem executados em departamentos ou unidades de negócio diferentes”, explica Denis Del Bianco, diretor da TOTVS Consulting. Atualmente, há aproximadamente 100 Centros de Serviços Compartilhados no Brasil, no entanto, há potencial para mais de mil CSCs.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor