Brasileiros recebem capacitação em tecnologia espacial na França

EmpresasNegócios

Um grupo de 26 técnicos e engenheiros brasileiros concluiu, em Cannes, na França, uma parte do curso avançado do programa de absorção e transferência de tecnologia do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC). Agora, 16 daqueles profissionais voltam ao país europeu para mais uma etapa do curso, iniciado em abril, desta vez se

Um grupo de 26 técnicos e engenheiros brasileiros concluiu, em Cannes, na França, uma parte do curso avançado do programa de absorção e transferência de tecnologia do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC). Agora, 16 daqueles profissionais voltam ao país europeu para mais uma etapa do curso, iniciado em abril, desta vez se integrando, até o início de 2015, a equipes da empresa Thales Alenia, responsável pela construção do satélite.

satelite

Além dos engenheiros bolsistas da Agência Espacial Brasileira (AEB/MCTI) Pedro Luiz Kaled Da Cas, Erlan Rodrigo de Souza Cassiano, Cristiano Queiroz Vilanova e Ronne Toledo, integraram o grupo especialistas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI), da Telebras, da empresa Visiona e dos ministérios da Defesa e das Comunicações.

O programa de absorção e transferência de tecnologia, cuja elaboração é de responsabilidade da AEB e da Telebras, objetiva construir competência nacional para promover maior qualificação e inserção das empresas nacionais no mercado de manufatura e serviços de satélites geoestacionários.

Para os bolsistas Kaled e Vilanova, que já estagiaram na área espacial na Ucrânia, esta oportunidade na França é uma experiência fantástica. “Na Ucrânia tivemos uma visão mais acadêmica do conjunto espacial, enquanto no curso em Cannes conhecemos mais sobre o desenvolvimento na prática empresarial”, explica Kaled. Vilanova diz que o curso também “permite que se faça uma avaliação mais abrangente do estágio tecnológico em que estão ambos os países”.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor