Especialização em Big Data cresce e ganha crivo da IBM

Big DataBusiness IntelligenceData StorageEmpresasNegócios

Com a crescente importância do Big Data para aumentar a vantagem competitiva de diferentes segmentos, o mercado tem exigido cada vez mais profissionais especializados em lidar com as oportunidades que a análise de grandes volumes de dados pode oferecer. Atentas à essa realidade, seis grandes universidades do Brasil que possuem cursos voltados à tecnologia anunciam

Com a crescente importância do Big Data para aumentar a vantagem competitiva de diferentes segmentos, o mercado tem exigido cada vez mais profissionais especializados em lidar com as oportunidades que a análise de grandes volumes de dados pode oferecer.

ibm3

Atentas à essa realidade, seis grandes universidades do Brasil que possuem cursos voltados à tecnologia anunciam a abertura de cursos de graduação, pós-graduação e MBA totalmente direcionados à formação de especialistas em Big Data.

Em uma parceria firmada com a IBM Brasil, a ESPM, Fundação Getulio Vargas (FGV), Universidade Presbiteriana Mackenzie, Universidade de Taubaté (SP), Faculdade de Tecnologia FIAP e Faculdade BandTec passam a contar com materiais, workshops de capacitação de professores e licenças gratuitas para o uso de tecnologias de análise de dados exclusivas da IBM como parte do conteúdo curricular de seus novos cursos.

“O nosso objetivo é formar profissionais que se destaquem e ingressem rapidamente nesse mercado”, comenta Marcela Vairo, gerente de Alianças da IBM Brasil. “Big Data é atualmente uma das mais importantes tendências globais do mercado de tecnologia e nosso objetivo como companhia é contribuir para que estudantes se aperfeiçoem nesse conceito e no desenvolvimento de soluções que ajudem as empresas a lidar com a explosão de dados”, afirma a executiva.

A parceria entre IBM e universidades faz parte de um programa mundial chamado “IBM Academic Initiative”, uma iniciativa de aprimoramento técnico e de acesso gratuito com o apoio de ferramentas, softwares IBM, equipamentos, materiais didáticos e incentivos às certificações. Destinado a professores, pesquisadores e membros acadêmicos de Instituições de Ensino de Nível Médio, Superior e Institutos de Pesquisa sem fins lucrativos, seu resultado impacta diretamente na formação de alunos das universidades, que saem capacitados, com habilidades sobre as mais recentes tecnologias demandadas pelo mercado, além de disputarem melhores oportunidades no mercado de trabalho.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor