Grêmio adota inteligência de alta tecnologia para ajudar time

Fornecedores de SoftwareHOMEProjetosSoftware

O Grêmio anunciou a implantação de tecnologia de última geração da SAP. O time de Porto Alegre (RS) será o primeiro da América Latina a adotar uma aplicação para análise de dados em tempo real para melhorar o acompanhamento e a performance dos jogadores. As soluções SAP também serão usadas na gestão administrativa do clube.

O Grêmio anunciou a implantação de tecnologia de última geração da SAP. O time de Porto Alegre (RS) será o primeiro da América Latina a adotar uma aplicação para análise de dados em tempo real para melhorar o acompanhamento e a performance dos jogadores. As soluções SAP também serão usadas na gestão administrativa do clube.

gremio

“Estamos muito honrados em ter o Grêmio como o primeiro clube a adquirir o que há de mais inovador em termos de tecnologia analítica. Ter um tradicional time de futebol brasileiro como o primeiro cliente de toda a América Latina é um fator de orgulho para a SAP Brasil”, comemora Cristina Palmaka, presidente da SAP Brasil. A multinacional fornece tecnologias para a as ligas norte-americanas de basquete e futebol, NBA e NFL, o time de basquete Philadelphia 76ers, para a equipe inglesa de Fórmula 1 McLaren, entre outras instituições.

O Grêmio usará um aplicativo baseado na tecnologia SAP HANA, que irá fazer a análise e processamento de informações em tempo real, com o objetivo de medir o desempenho dos atletas durante os treinos. Com isso, os dados gerados após os treinamentos, irão possibilitar os membros da comissão técnica possam ter mais informações consistentes para auxiliar a tomada de decisão.

A tecnologia de Big Data permite o processamento de um grande volume de dados e será usada pelo Grêmio para melhorar o desempenho de cada jogador e da equipe como um todo.

Segundo o vice-presidente Romildo Bolzan, a aquisição dos softwares da SAP representa uma revolução no Grêmio a médio prazo. “Mudanças culturais importantes acontecerão. Ambos os pacotes colocarão à disposição dos gestores do Grêmio informações, em tempo real, em quantidade e qualidade nunca experimentadas antes por clubes brasileiros. Este avanço irá mudar também o perfil dos profissionais que atuam no clube. Os funcionários serão preparados e qualificados, pois a sua realidade de trabalho será outra quando os sistemas estiverem implementados. Estamos dando um passo que colocará o Grêmio na vanguarda do futebol na América Latina.”

O fechamento do contrato com o Tricolor foi realizado pela ITS Group, empresa parceira da SAP na região sul. “Este projeto com o Grêmio vem ao encontro do DNA inovador da ITS, que trabalha para inspirar empresas a crescerem ainda mais. Ao somarmos uma estratégia de ponta a um clube vitorioso como é o Grêmio já sabemos que o resultado final será um sucesso. E certamente surgirão novas oportunidades de negócios no mercado esportivo”, destaca Paulo Ronchetti, Co-CEO da ITS Group.

O Grêmio contará com uma aplicação exclusiva, já que o projeto será totalmente customizado pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa para América Latina, o SAP Labs, que fica localizado na cidade gaúcha de São Leopoldo. “Uma equipe de desenvolvedores do SAP Labs irá projetar a solução para o clube, de acordo com as suas necessidades para analisar e melhorar a gestão da performance dos jogadores”, explica Daniel Duarte, executivo chefe responsável por inovação e experiência do cliente do SAP Labs Latin America. O executivo lembra que este é um contrato de coinovação e parceria tecnológica em que a SAP e Grêmio participam juntamente de todos os processos, desde o planejamento até o desenvolvimento e execução do projeto.

Ainda dentro desse projeto de coinovação e parceria tecnológica entre o SAP Labs e o Grêmio, está prevista a criação de um aplicativo – gratuito – voltado para os torcedores, que poderão acessar informações, antes, durante e depois dos jogos da equipe por meio de dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Para isso, o Grêmio fará uma pesquisa com os fãs do time para levantar quais são os principais interesses de conteúdo. “Vamos oferecer aos gremistas uma experiência inovadora. Por meio do aplicativo móvel eles terão acesso a conteúdo relevante, como dados estatísticos que serão atualizados constantemente, inclusive, durante as partidas”, diz a executiva de planejamento do Grêmio, Christina Muniz.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor