Lenovo continua líder do mercado global de PCs

HOMENegócios

Levantamento do IDC e Gartner colocou novamente a Lenovo no topo do mercado mundial de PCs. É o 6º trimestre consecutivo que a multinacional chinesa conquista a liderança do segmento. Em comunicado, a IDC afirmou que a Lenovo alcançou 19,6% de participação no mercado global de PCs, atingindo 1,9 pontos acima dos 17,7% do primeiro

Levantamento do IDC e Gartner colocou novamente a Lenovo no topo do mercado mundial de PCs. É o 6º trimestre consecutivo que a multinacional chinesa conquista a liderança do segmento.

lenovo-showroom

Em comunicado, a IDC afirmou que a Lenovo alcançou 19,6% de participação no mercado global de PCs, atingindo 1,9 pontos acima dos 17,7% do primeiro trimestre. A empresa mais que duplicou a distância que a separa da HP, número 2 do mercado (de 0,5 para 1,3 pontos percentuais) e cresceu 15,1%, o que representa o maior crescimento entre os cinco principais fabricantes, embora o mercado tenha encolhido 1,7%, segundo a consultoria.

Nos EUA, a IDC registrou um reforço da Lenovo na terceira posição do mercado, chegando a 11,5% e aumentando a sua liderança em relação à Apple, de 0,1 para 1,5 pontos percentuais. Esse desempenho corresponde a mais de 15,5 milhões de unidades de computadores vendidos durante o trimestre.

A Gartner registrou uma participação mundial da Lenovo de 19,2% neste trimestre (1º trimestre de 2014, segundo o calendário da Gartner) contra uma participação de 16,7% no último trimestre, 1,5 pontos percentuais acima da empresa número 2. Gartner afirmou que a Lenovo apresentou o maior crescimento entre os principais fornecedores, com um crescimento de dois dígitos em quase todas as regiões.

“A Lenovo comprovou novamente a capacidade de impulsionar o crescimento, independentemente das condições de mercado. Temos demonstrado a nossa verdadeira capacidade de vencer na área de PCs e de expandir na área de outros dispositivos, aumentando, ao mesmo tempo, a lucratividade. Hoje somos os primeiros em PCs, número 2 no mercado de PC+Tablet e número 3 em dispositivos inteligentes conectados. Esses resultados refletem a fórmula do sucesso, que se baseia em uma estratégia clara, produtos inovadores, excelência operacional e uma equipe global diversificada, tudo claramente funcionando. Isso comprova a nossa capacidade de vencer em mercados maduros e impulsiona o nosso crescimento nos mercados que estão evoluindo, disse Yang Yuanqing, chairman & CEO da Lenovo.

A receita da chinesa para o ano foi recorde, alcançou US$ 38,7 bilhões, um aumento de 14% YTY (ano a ano). O lucro para o ano todo também foi recorde: US$ 817 milhões, um aumento de 29% YTY. No 4º trimestre, as vendas da Lenovo para o mix de produtos de Internet Móvel e Digital Home representaram 13% das receitas totais, acima dos 9% do ano passado e dos 6% de dois anos atrás.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor