Parque Tecnológico do Estado de São Paulo será gerido pelo Cietec

HOMENegócios

O Governo do Estado de São Paulo colocou o Cietec (Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia) como uma das partes responsáveis pelo Parque Tecnológico do Estado de São Paulo. A entidade, já responsável pela Incubadora de Empresas de Base Tecnológica, coordenará a implantação da aceleradora de empresas do novo polo da capital paulista. A assinatura

O Governo do Estado de São Paulo colocou o Cietec (Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia) como uma das partes responsáveis pelo Parque Tecnológico do Estado de São Paulo. A entidade, já responsável pela Incubadora de Empresas de Base Tecnológica, coordenará a implantação da aceleradora de empresas do novo polo da capital paulista.

Cietec

A assinatura do protocolo de intenções teve a presença de autoridades do governo estadual, do empresariado e da academia. Segundo o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, será esse o tripé que dará base para o parque tecnológico de 40 mil metros quadrados, que estará em pleno funcionamento em setembro.

Nelson Baeta Neves Filho, secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, lembrou do investimento do Estado em ciência, tecnologia e inovação. “São Paulo faz inversões maiores do que países como Espanha, Itália e Rússia nas áreas de ensino e pesquisa tecnológicos”, explicou. A soma, de acordo com a secretaria, chega a 32% do ICMS paulista.

O papel do Cietec na nova estrutura será em duas frentes. Em primeiro lugar, a entidade será a gestora da aceleradora a ser implantada. Para Claudio Rodrigues, diretor-presidente do Cietec, “as negociações mostram a importância que teremos dentro do maior ambiente de inovação da América Latina”. Em segundo, acontecerá uma transferência de empresas graduadas para o local.
Sergio Risola, diretor-executivo do Cietec, explica que “temos empreendedores na incubadora que estão ansiosos para a mudança, já que o potencial de crescimento deles ou escalabilidade para o mercado será muito maior com o apoio de um parque tecnológico”.

O Cietec já gere a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica do Estado de São Paulo do IPEN/USP, considerada a maior incubadora de empresas da América Latina, por isso sugeriu-se que a entidade fosse responsável pela aceleradora. A missão do Cietec é incentivar o empreendedorismo e a inovação tecnológica, a partir do apoio à criação, ao fortalecimento e à consolidação de empresas e empreendimentos inovadores de base tecnológica.

Em suas unidades de negócio em São Paulo e Mogi das Cruzes, o Cietec conduz processos de incubação de empresas inovadoras, em diferentes níveis de maturidade. Nesses processos o Cietec oferece serviços de apoio para demandas nas áreas de gestão tecnológica, empresarial e mercadológica, além de infraestrutura física para a instalação e operação dessas empresas.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor