Plataforma analítica da MicroStrategy é certificada para Apache Spark

Big DataData StorageHOMESoftware

A MicroStrategy, fornecedora mundial de plataformas de software empresarial, anunciou que a solução MicroStrategy Analytics Platform foi certificada para Apache Spark, sistema de rápido processamento in-memory que agora é parte do Hadoop (software open source que permite o processamento distribuído de grandes volumes de dados). A integração entre as duas soluções alavancará as funcionalidades da

A MicroStrategy, fornecedora mundial de plataformas de software empresarial, anunciou que a solução MicroStrategy Analytics Platform foi certificada para Apache Spark, sistema de rápido processamento in-memory que agora é parte do Hadoop (software open source que permite o processamento distribuído de grandes volumes de dados).

microstrategy2

A integração entre as duas soluções alavancará as funcionalidades da MicroStrategy Analytics Platform para a execução de análises no Hadoop e em bases de armazenamento de Big Data.

Além disso, a MicroStrategy está colaborando com a Databricks, empresa fundada pelos criadores do Apache Spark, para aprofundar a sua integração com a ferramenta. Como parte desta colaboração, a MicroStrategy ajudará a alavancar futuras inovações, como o SparkSQL no Spark 1.0, e ainda permitir aos usuários corporativos acessar de forma totalmente integrada as funcionalidades analíticas no Spark.

“Enquanto o Hadoop e outros armazenamentos de Big Data são ativos estratégicos das empresas devido à riqueza dos dados que mantêm, o principal desafio que encontram atualmente é efetivamente monetizar esses ativos por meio de um acesso mais amplo,” explica Paul Zolfaghari, presidente da MicroStrategy Incorporated. “Acreditamos firmemente no poder da transformação das plataformas de Big Data e estamos bastante empolgados em trabalhar com a Databricks e Spark para entregar enormes vantagens para os clientes da MicroStrategy, e por impulsionar a interatividade natural das análises de Big Data – levando efetivamente análises aos dados, e não o inverso”.

O Spark tem sido rapidamente adotado pela comunidade desenvolvedora (é o mais ativo projeto open source para Big Data dos últimos 12 meses), bem como pelas organizações, por ser agora parte de todas as distribuições Hadoop. Além dos benefícios de velocidade a partir da sua otimizada arquitetura in-memory, que pode entregar melhoria de desempenho 100 vezes superior, o Spark provê uma plataforma unificada para processamento de análises, com queries interativas, suporte a streaming de dados, aprendizagem de máquina e computação gráfica. Adicionalmente, além do processamento de dados Hadoop local, o Spark disponibiliza suporte nativo a outros armazenamentos de dados, como sistemas NoSQL e RDBMS.

“Na Databricks, somos focados em inovar continuamente e conduzir a adoção do Spark o mais amplamente possível”, ressalta Arsalan Tavakoli-Shiraji, head de desenvolvimento de negócios Databricks. “Como acontece com qualquer plataforma, um ecossistema de aplicativos vibrante é crítico para este objetivo e as melhores ferramentas de análises do mercado continuam sendo adotadas de forma ampla para consumo de Big Data. A execução do Spark sob a plataforma MicroStrategy coloca um mecanismo de análise escalável de última geração ao lado de capacidades analíticas fantásticas, rápidas e sofisticadas, e ainda com visualizações, relatórios e dashboards em âmbito corporativo – tudo com foco em uma forte governança de dados”.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor