Psicologia cognitiva e jogos são recursos para e-learning profissional em TI

EmpresasHOMENegóciosSoftware

A CompTIA, Associação Comercial da Indústria de TI, disponibilizou para o Brasil o CompTIA CertMaster, uma nova ferramenta que, segundo a entidade, faz com que o aprendizado das habilidades de Tecnologia da Informação seja mais fácil, acessível e eficaz. O CompTIA CertMaster é uma solução de aprendizagem online que ajuda o usuário a aprender e

A CompTIA, Associação Comercial da Indústria de TI, disponibilizou para o Brasil o CompTIA CertMaster, uma nova ferramenta que, segundo a entidade, faz com que o aprendizado das habilidades de Tecnologia da Informação seja mais fácil, acessível e eficaz.

e-learning

O CompTIA CertMaster é uma solução de aprendizagem online que ajuda o usuário a aprender e reter informações com mais eficiência, preparando-o melhor para os exames de certificação de TI, que formam a base de uma carreira do mercado de TIC.

Atualmente, mais de 500 mil posições no mercado de TI dos EUA estão abertas com empregadores em todo o país. No Brasil, a estimativa da Brasscom (Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação) é que das 78 mil vagas criadas em 2014, apenas 33 mil sejam preenchidas. O déficit de 45 mil é projetado em função da falta de capacitação dos profissionais. As certificações de TI, tais como  CompTIA A+, Network+, Security+ e Strata IT Fundamentals,  podem ser um diferenciador crítico em conseguir uma dessas posições de trabalho abertas.

O CompTIA CertMaster ajuda os usuários a se prepararem para estes exames de certificação. Ele complementa outros treinamentos, confirmando e suportando o nível de confiança dos usuários, de forma que eles realmente compreendam o que estão estudando.

“Quem quer iniciar ou avançar em uma carreira em tecnologia da informação pode se beneficiar do CompTIA CertMaster “, disse Terry Erdle, vice-presidente executivo, de certificação e aprendizagem da CompTIA.

O CompTIA CertMaster baseia-se na ciência do cérebro e pesquisa em neurobiologia, psicologia cognitiva e estudo de jogos. O software combina princípios fundamentais de cada campo para ajudar os usuários a dominar – e não apenas memorizar – as matérias de que necessitam aprender.

“CompTIA CertMaster toca em sentimentos de progressão, risco, realização e curiosidade”, explicou Thomas Reilly, vice-presidente da CompTIA Learning. “Quando você está envolvido e recebendo feedback positivo  a dopamina ( neurotransmissor envolvido no processo de aprendizado, cognição e memória) começa a fluir, criando um ciclo de feedback positivo. Este  feedback imediato e de alto nível  incentiva o usuário a aprender com seus erros e, de preferência, continuar a jogar e aprender “.

Cada usuário navega pela plataforma em seu próprio ritmo, de uma forma que satisfaça seu estilo único de aprendizagem e seu conhecimento prévio sobre a matéria em estudo. Isto torna-se mais pertinente para qualquer um – desde estudantes e iniciantes até profissionais experientes em tecnologia da informação.

“O CertMaster ajuda ao usuário se concentrar nos aspectos mais fracos do seu conhecimento e o conduz de forma assertiva para que leia cada questão corretamente”, disse Paulo Espanha  da  CompTIA Brasil. “É uma excelente ferramenta de estudo, que prepara às perguntas e explicações enquanto o usuário se concentra nas suas áreas mais fracas do conhecimento.”

Até o momento 96% dos usuários do CompTIA CertMaster avaliaram a ferramenta como excelente ou boa. Todos que utilizaram esta forma de aprendizagem experimentaram uma diminuição de 50 a 75% do tempo de estudo e treinamento para alcançar as competências nos assuntos. Os usuários demonstraram em 80% a retenção do conhecimento, após 12 meses, em comparação com menos de 5% de retenção depois de métodos de aprendizagem tradicionais.

O CompTIA CertMaster pode ser utilizado por indivíduos, escolas, centros de treinamento, departamentos de RH e de TI, agências governamentais e muitas outras organizações. É acessível a partir de um desktop, laptop, tablet ou smartphone, permitindo aos usuários alternar facilmente entre os dispositivos, sem afetar a sua experiência de estudo.

O CompTIA CertMaster está atualmente disponível para os exames CompTIA A +, Network +, Security + e Strata IT Fundamentals. Exames de certificações adicionais serão adicionados nos próximos meses e tem uma versão Trial gratuita durante  os primeiros 30 dias.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor