Qualcomm compra startup especialista em Wi-Fi

ComponentesEscritórioHOMENegóciosOperadorasRedes

A Wilocity, startup que desenvolve chipsets wireless, foi adquirida pela Qualcomm para reforçar a tecnologia de comunicação da gigante. A Wilocity domina a tecnologia de 60 GHz, baseada no padrão IEEE 802.11ad. Apelidada WiGig, a tecnologia da Wilocity permite múltiplos fluxos de dados a altas velocidades, possibilitando comunicação wireless tribanda, transmissão de conteúdo 4K de

A Wilocity, startup que desenvolve chipsets wireless, foi adquirida pela Qualcomm para reforçar a tecnologia de comunicação da gigante. A Wilocity domina a tecnologia de 60 GHz, baseada no padrão IEEE 802.11ad.

Wilocity

Apelidada WiGig, a tecnologia da Wilocity permite múltiplos fluxos de dados a altas velocidades, possibilitando comunicação wireless tribanda, transmissão de conteúdo 4K de alto bitrate e transferência de grandes volumes de dados em pouquíssimo tempo.

A estratégia de compra é consistente com os investimentos da Qualcomm, que aposta na startup desde 2008. A tecnologia da Wilocity jé é utilizada nos chips da gigante, inclusive no Snapdragon 810.

Com o WiGig, é possível alcançar até 7 Gbps, em uma faixa de espectro muito menos congestionada. O Wi-Fi B/G/N, por exemplo, opera em 2,4 GHz, mesma frequência utilizada por alguns equipamentos de áudio e telefonia. Mesmo com o uso de diferente canais, a ressonância pode prejudicar o alcance e a taxa de transferência, o que não acontece na faixa dos 60 GHz.

Com uma largura de banda dessa magnitude, a Qualcomm poderá oferecer chipsets capazes de feitos hoje impossíveis, como tablets capazes de controlar aplicações pesadas rodadas em servidores ou estações de trabalho com alto processamento em tempo real. Jogos de PC poderão rodar pela rede, controlados e exibidos por dispositivos móveis, praticamente sem lag.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor