Sonda IT fecha contrato com gigante do setor energético

Business IntelligenceData StorageEmpresasFornecedores de SoftwareHOMENegóciosProjetos

O Grupo CEEE, que tem como acionista majoritário o Governo do Rio Grande do Sul, dará início a um contrato de mais de R$ 125 milhões com a Sonda IT, empresa latino-americana de Tecnologia da Informação. O objetivo é a modernização tecnológica da companhia de energia elétrica. O projeto, que levará três anos e suportará

O Grupo CEEE, que tem como acionista majoritário o Governo do Rio Grande do Sul, dará início a um contrato de mais de R$ 125 milhões com a Sonda IT, empresa latino-americana de Tecnologia da Informação. O objetivo é a modernização tecnológica da companhia de energia elétrica.

ceee1

O projeto, que levará três anos e suportará 3,5 mil usuários da CEEE, visa dar a companhia de energia elétrica uma maior flexibilidade em seus processos de negócio para atender as demandas regulatórias e, com isso, atingir a melhora na qualidade do atendimento ao cliente final.

O projeto contará com grandes implementações feitas pela integradora: o sistema de gestão empresarial da SAP, na qual a Sonda IT tem experiência há 20 anos; a solução de gestão comercial (billing) da Sonda IT, o Commercial Solution, um ferramenta CIS (Customer Information System) que processa informações de cadastro, leitura, medição, faturamento (on site billing), arrecadação, cobrança e serviços de campo, assim como o sistema de gestão fiscal da Sonda IT, o Comply. Por fim, a Sonda IT também será responsável pela infra-estrutura, tais como servidores e storages, com tecnologia IBM risc, fornecida e implementada pela integradora para suportar todos os sistemas, o que envolve uma arquitetura redundante e de alta disponibilidade.

O contrato faz parte do projeto Pró-Energia RS – Programa de Expansão e Modernização do Sistema Elétrico, que reforçará a infra-estrutura para o fornecimento de energia elétrica na Região Metropolitana de Porto Alegre e na sua área de concessão. O objetivo é realizar um conjunto de obras de expansão e adequação no sistema elétrico de alta e média tensão da CEEE Distribuição, atribuindo o atendimento do crescente mercado consumidor com base na melhoria contínua da qualidade, confiabilidade e segurança. A CEEE Distribuição atende 72 municípios e uma população de 4,8 milhões de pessoas.

De acordo com o presidente da Sonda IT, Carlos Henrique Testolini, “o atendimento às necessidades da organização com maior alinhamento entre estratégias e operações impactará diretamente na maior produtividade e acesso imediato dos profissionais às informações corporativas, resultando na automatização das tarefas; melhor gestão e governança corporativa; ampla prestação de serviços e relacionamento com os consumidores”.

O financiamento obtido para custear este o programa foi realizado a partir de dois contratos: o primeiro com o Banco Interamericano de Desenvolvimento BID-2700/OC-BR, (celebrado no dia 19 de setembro de 2012) e o segundo com a Agência Francesa de Desenvolvimento CBR 1045 – AFD (celebrado em 26 de dezembro de 2012).

A Sonda IT, por meio de da sua área de Utilities, originada da aquisição da Elucid, junto às Divisões SAP, aplicativos e Plataformas, venceu o processo licitatório por deter uma participação expressiva no mercado brasileiro de utilities, resultando daí o grande conhecimento acumulado por seus consultores em projetos para empresas do setor elétrico, como Copel, Celesc, Cemar, Enersul, Elektro, Celpa e Cemat.

Há mais de uma década o Grupo CEEE não tem a oportunidade de rever seu sistema corporativo de Tecnologia da Informação. A maioria das funções básicas dos processos de gestão da companhia é suportada atualmente por um Sistema Corporativo denominado Synergia.

Com a modernização tecnológica o objetivo é reduzir drasticamente o O&M, ou seja, o “custeio”, tornando o Grupo CEEE mais produtivo e eficiente, remetendo-o assim, para novos patamares de qualidade e resultados positivos para a sociedade, acionistas, gestão e trabalhadores, colocando-o brevemente no médio prazo entre as melhores empresas no ranking nacional do setor elétrico do país. “Trata-se de uma modernização tecnológica almejada há muito tempo. Um salto de qualidade que faz parte do compromisso do Grupo CEEE com a sociedade gaúcha”, pontua o diretor-presidente do Grupo CEEE, Gerson Carrion de Oliveira.

Esta contratação, de acordo com Carrion, impactará definitivamente no destino das empresas do Grupo CEEE, principalmente em termos de viabilizar a renovação das concessões, e consolidando-as como empresas públicas de estado e de solução ao pleno desenvolvimento da sociedade rio-grandense, gerando resultados positivos e contínuos aos acionistas e melhoria da qualidade dos serviços a todos os consumidores.

Para a Sonda IT, este contrato reforça a estratégia de regionalização da integradora no Rio Grande do Sul, onde está presente desde 2004, e reflete o objetivo da companhia em reproduzir localmente todo o seu portfólio de soluções e serviços através de uma oferta integrada, que une todas as suas divisões: SAP, Aplicativos, Plataformas, Serviços de TI e Utilities.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor