TOTVS firma parceria com Couchbase para suporte de Big Data

Big DataData StorageHOMESoftware

A TOTVS anunciou que é a primeira empresa da América Latina a fechar uma aliança com a Couchbase, desenvolvedora de plataforma de banco de dados orientado a documentos, para trazer a solução baseada em nuvem e mobilidade para o Brasil integrada à plataforma Fluig. A base de dados NoSQL foi criada para suportar o crescimento

A TOTVS anunciou que é a primeira empresa da América Latina a fechar uma aliança com a Couchbase, desenvolvedora de plataforma de banco de dados orientado a documentos, para trazer a solução baseada em nuvem e mobilidade para o Brasil integrada à plataforma Fluig.

big-data5

A base de dados NoSQL foi criada para suportar o crescimento maciço de volume, velocidade e variedade de informações. Em comparação com a base de dados tradicional, conhecida como relacional e que utiliza uma abordagem rígida baseada em esquematização, a tecnologia NoSQL pode suportar mudanças inesperadas na aplicação, pico de usuários simultâneos e armazenamento de diferentes formatos de dados, sejam eles não estruturados, semi estruturados ou estruturados.

A TOTVS escolheu embarcar a tecnologia da Couchbase no Fluig após avaliar diversos provedores de NoSQL. A escolha pela Couchbase se deu pela empresa oferecer grande robustez técnica e superar a competição em três principais critérios: performance, escalabilidade e disponibilidade.

Duas tendências estão motivando as organizações a adotarem bases de dados NoSQL: Big Data e Big Users. Com o foco em Big Data aumentando no Brasil, com expectativas de movimentar R$ 1 bilhão em 2017, segundo o IDC, a TOTVS necessita de um banco de dados que suporte a variedade de dados que outras partes geram. A tecnologia NoSQL proporciona esta adaptabilidade para que a empresa continue atendendo clientes que trabalhem com os mais variados tipos de dados. Já Big Users refere-se ao imprevisível, mas bem possível, aumento explosivo de usuários em pouco tempo. Bases de dados NoSQL são capazes de acomodar essa mudança drástica no número de usuários, permitindo que os clientes da TOTVS operem com segurança sob qualquer circunstância.

A TOTVS passa a embarcar essa nova geração de banco de dados na ferramenta de gestão de identidades (Fluig Identity), componente fundamental da sua plataforma Fluig, uma camada agnóstica ao ERP que funciona como um grande portal agregador dos sistemas empresariais. A parceria confere segurança, agilidade e escalabilidade ao Fluig Identity e promove a distribuição e adoção de banco de dados NoSQL na América Latina. Os clientes que optarem a utilizar o Fluig em nuvem privada também terão o benefício desta parceria.

“A tecnologia ofertada pela Couchbase é uma das mais modernas em termos de banco de dados. Grandes empresas mundiais podem usar o produto para distribuir informações de maneira mais eficiente e econômica”, explica Vicente Goetten, diretor da TOTVS Labs. O executivo explica, ainda, que a plataforma Fluig Identity pode ser utilizada para gestão de identidade de várias coisas, não apenas pessoas. “ Com a ascensão da Internet das Coisas o volume de identificações de dados que armazenamos tende a aumentar exponencialmente, e um parceiro como a Couchbase nos permitirá crescer de forma rápida e segura”, acrescenta.

Além da combinação de tecnologias, as empresas também cooperarão tecnicamente para continuar a inovar e melhorar seus produtos. “Ficamos felizes pela TOTVS ter escolhido a Couchbase como peça fundamental para sua plataforma Fluig”, afirma Steven Mih, vice-presidente de vendas e novos negócios da Couchbase. “A TOTVS é líder na América Latina e a parceria com a Couchbase ajudará as empresas a entenderem a importância de implementar a infraestrutura escalonável NoSQL para suportar iniciativas de grande volume de dados”, complementa.

AOL, Cisco, Linkedin, Orbitz e Salesforce são alguns dos clientes da Couchbase.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor