IBM anunciará vencedores do Concurso Master the Mainframe em evento para estudantes

Business IntelligenceData StorageEmpresasHOMENegócios

A IBM anunciará os três vencedores da 8ª edição do seu Concurso Master the Mainframe 2014. A premiação acontecerá no próximo dia 4 de setembro, em São Paulo. Os nomes serão relevados em um evento aberto para estudantes, a partir das 14 horas, na sede da companhia. Na ocasião, haverá uma palestra sobre o programa

A IBM anunciará os três vencedores da 8ª edição do seu Concurso Master the Mainframe 2014. A premiação acontecerá no próximo dia 4 de setembro, em São Paulo.

mainframe ibm

Os nomes serão relevados em um evento aberto para estudantes, a partir das 14 horas, na sede da companhia. Na ocasião, haverá uma palestra sobre o programa de estágio da empresa, o Passaporte IBM, e duas palestras sobre Mainframe – uma com foco na evolução e história da tecnologia e a outra voltada para o uso de Linux na plataforma.

As inscrições para o evento serão realizadas até o dia 3 de setembro. Os interessados devem entrar em contato via e-mail com o assunto “MASTER MAINFRAIME 2014” e no corpo da mensagem inserir nome completo, CPF e instituição de ensino na qual estuda.

Este ano o Mainframe completou 50 anos de existência. O sistema é capaz de processar 100 mil servidores virtualizados, 50 bilhões de instruções por segundo e diversos sistemas operacionais em uma única máquina. Está presente em nosso dia a dia, por exemplo, por trás de toda transação no banco ou compra on-line, garantindo que o serviço chegue a milhares de pessoas ao mesmo tempo.

Na edição 2014, mais de mil estudantes brasileiros participaram do concurso. A competição teve como objetivo desenvolver os estudantes de cursos técnicos e superiores, com 16 anos ou mais, e contribuir para a formação e experiência destes futuros profissionais, além de estimular os estudantes que desejam ingressar na área de tecnologia. O concurso é gratuito e dividido em três etapas eliminatórias e uma fase de pré-ambientação optativa, que prepara e apresenta o aluno à ferramenta mainframe e ao sistema operacional para que ele desenvolva as próximas fases.

Nesta última etapa, os participantes demoraram semanas, ou até mesmo meses, para concluir a eliminatória. Primeiro foram testados na execução de pequenas tarefas e desafios em conhecimentos básicos de TSO (Time Sharing Option) e ISPF (Interactive System Productivity Facility), adquiridos na ambientação. Depois, foram exigidas atividades mais complexas.

Os três primeiros colocados da última etapa também terão a possibilidade de participar do programa de estágio na IBM, na área técnica de mainframe, como aconteceu nas edições anteriores. A contratação como estagiário está sujeita à disponibilidade de vagas e também aos processos de seleção da IBM Brasil, incluindo testes, dinâmicas de grupo e entrevistas pessoais.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor