Centro de Negócios Digitais do MIT renova parceria com Capgemini Consulting

EmpresasNegócios

O Centro de Negócios Digitais do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) renovou por mais três anos sua parceria com a Capgemini Consulting, divisão de consultoria em estratégia e transformação do Grupo Capgemini, provedor global de serviços de consultoria, tecnologia e terceirização. O acordo marca a continuidade do estudo realizado em conjunto pelas instituições nos

O Centro de Negócios Digitais do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) renovou por mais três anos sua parceria com a Capgemini Consulting, divisão de consultoria em estratégia e transformação do Grupo Capgemini, provedor global de serviços de consultoria, tecnologia e terceirização.

capgemini6

O acordo marca a continuidade do estudo realizado em conjunto pelas instituições nos últimos três anos, que mostra que as organizações bem-sucedidas em transformações digitais são, em média, 26% mais rentáveis comparadas às concorrentes do mesmo setor.

A Capgemini Consulting e o Centro de Negócios Digitais do MIT estão conduzindo um novo programa de pesquisa conjunta para examinar, de forma mais sistemática, como algumas tecnologias e os dados digitais à nossa volta mudarão a maneira de trabalhar, o formato das empresas e a organização dos setores. Graças ao estudo Embracing Digital Technology: A New Strategic Imperative (Acolhendo a Tecnologia Digital: Um Imperativo Estratégico, em português), a importância do tema é reconhecida pela maioria dos executivos. Atualmente, os líderes empresariais desejam ir além das transformações imediatas – e entender como será o desenho organizacional de suas companhias, quando essas inovações estiverem incorporadas em grande escala –, tema abordado pela nova fase da pesquisa.

Estudando o impacto das tecnologias digitais nas empresas, a pesquisa tem como objetivo detectar padrões eficazes de organizações, que os líderes empresariais poderão utilizar de forma tangível para direcionar suas estratégias e prosperar em um mundo digital. As plataformas digitais, como mídias sociais, dispositivos móveis, produtos inteligentes e “usáveis” (wearable), além da computação na nuvem, têm avançado rapidamente no cenário econômico global. Os canais digitais estão mais disseminados, não apenas nas economias desenvolvidas mas também nas emergentes. Estima-se que as companhias eficazes serão muito diferentes nessa nova era digital.

“Com a tecnologia digital, testemunhamos uma nova revolução industrial, da mesma escala da primeira – que nos ensinou duas importantes lições: muitas organizações não se transformaram para sobreviver à transição, e aquelas que se adaptaram precisaram mudar fundamentalmente a forma de conduzir seus negócios”, explica o cientista do Centro de Negócios Digitais do MIT, Andrew McAfee.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor