Cofres pessoais nos hotéis podem ser alvo de ataques digitais

CyberwarSegurança

A G Data, fornecedora de soluções de segurança, divulgou um alerta sobre falha de segurança relacionada aos cofres de hotéis, algo inimaginável até o momento pelos especialistas em segurança cibernética. Após analisar alguns modelos básicos de cofres disponíveis no mercado, a G Data verificou que pessoas inescrupulosas podem, com pouco esforço, abrir os cofres e

A G Data, fornecedora de soluções de segurança, divulgou um alerta sobre falha de segurança relacionada aos cofres de hotéis, algo inimaginável até o momento pelos especialistas em segurança cibernética.

image

Após analisar alguns modelos básicos de cofres disponíveis no mercado, a G Data verificou que pessoas inescrupulosas podem, com pouco esforço, abrir os cofres e conseguir o código mestre (fornecido pelo fabricante para casos de emergência) e depois vender na Internet e em fóruns. Os modelos que aceitam pagamento com cartão, que pode ser feito no quarto pelo hospede, também representam grande risco.

Inúmeras são as maneiras de quebrar a segurança de um cofre. Uma das opções é cortar o bloqueio de emergência, após desparafusar uma placa na frente do cofre e quebrar o bloqueio com uma chave falsa. Como alternativa, o código pode ser reposto através de um curto-circuito e uma nova entrada, que pode ser usada para abrir o cofre.

“Geralmente os hospedes informam ao hotel se vão usar ou não cofre e informam os valores e objetos. Quando se opta por contratar o serviço depois e o cofre pode ser contratado por cartão de crédito no quarto, existe a possibilidade de ocorrer o roubo dos dados do cartão”, comenta Emanoel Souza, diretor da FirstSecurity, distribuidora da G Data no Brasil.

“O cofre não é o pior lugar para armazenar objetos de valor. Sua segurança, no entanto, não deve sobrevalorizado”, resume Ralf Benzmüller, especialista em segurança da G Data. “Por isso, o melhor a fazer é alterar o código mestre dos cofres e nunca usar o cartão de crédito nestes casos’.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor