Evento da Abranet discutirá impacto do marco regulatório nas empresas de internet

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Belo Horizonte (MG) sediará, dias 26 e 27 de agosto, o encontro “Desafios e Oportunidades para os Profissionais de Internet”. No evento, serão abordados os impactos provocados pela entrada em vigor do Marco Civil da Internet e do Regulamento Geral do Consumidor. O evento é promovido pela Associação Brasileira de Internet (Abranet), entidade que representa

Belo Horizonte (MG) sediará, dias 26 e 27 de agosto, o encontro “Desafios e Oportunidades para os Profissionais de Internet”. No evento, serão abordados os impactos provocados pela entrada em vigor do Marco Civil da Internet e do Regulamento Geral do Consumidor. O evento é promovido pela Associação Brasileira de Internet (Abranet), entidade que representa as empresas da cadeia de valor da internet do País.

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No painel “Impactos do Marco Civil nos Negócios de Internet”, o presidente da Abranet, Eduardo Neger, fará uma análise dirigida para empresas de diversos portes e segmentos da internet. “Do provedor de uma pequena cidade do interior a um grande fornecedor de conteúdo, todos têm obrigações estabelecidas pelo Marco Civil. As empresas precisam conhecer a fundo as responsabilidades e os riscos implicados nesta legislação”, destaca. “Além das obrigações, discutiremos o impacto nos custos das operações e questões relacionadas à segurança jurídica.”

Mas o Marco Civil também traz oportunidades de negócios, um aspecto que terá atenção especial na palestra. Empresas que desenvolvem serviços e aplicações para acesso de usuários em redes públicas e privadas ou produtos para gerenciamento de redes Wi-fi, por exemplo, poderão desenvolver novas tecnologias e modelos de negócios, de forma a atender aos requisitos de segurança exigidos por lei.

Outro aspecto que renderá muita discussão se refere às normas direcionadas ao consumidor, assunto que será objeto do painel “Regulamento Geral do Consumidor – Impacto para Pequenas Empresas”. O novo regulamento será aplicado a todos os serviços de internet – exceto no caso de empresas com menos de 50 mil clientes. O que aparentemente é uma vantagem pode criar um problema de difícil solução. “Como explicar para o consumidor que seu direito só está assegurado caso ele seja cliente de uma grande companhia?”, questiona Edmundo Matarazzo, ex-superintendente de Universalização da Anatel, que será o palestrante deste painel. Além de polêmica, esta regulamentação é difícil de ser compreendida e implementada – são mais de 70 artigos. Também poderá implicar custos adicionais para as empresas.

O encontro “Desafios e Oportunidades para os Profissionais de Internet” será realizado nos dias 26 e 27 de agosto, no Hotel Mercure Belo Horizonte. Para inscrever-se e conhecer mais sobre a programação, basta visitar o site oficial do evento.


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