Inova Telecom seleciona 35 planos de negócios

OperadorasRedes

O Inova Telecom selecionou 35 planos de negócios, coordenados por 35 empresas. O programa vai financiar R$ 1,68 bilhão em projetos inovadores no setor de telecomunicações do país. Os projetos tiveram distribuição semelhante em três das cinco áreas contempladas pelo edital, com o maior volume na linha temática de Comunicações Digitais Sem Fios (25%), seguido das

O Inova Telecom selecionou 35 planos de negócios, coordenados por 35 empresas. O programa vai financiar R$ 1,68 bilhão em projetos inovadores no setor de telecomunicações do país.

torres telecom

Os projetos tiveram distribuição semelhante em três das cinco áreas contempladas pelo edital, com o maior volume na linha temática de Comunicações Digitais Sem Fios (25%), seguido das linhas de Comunicações Estratégicas (23%) e de Redes de Transporte de Dados (21%). “Esse resultado mostra que o edital delimitou bem as áreas de interesse prioritárias”, analisa o gerente do Departamento de Tecnologia da Informação e Serviços da Finep, Rodrigo Octavio.

De acordo com o gerente, dentro da área de Comunicações Digitais Sem Fios se destacam projetos que abrangem tecnologias de computação em nuvem e de comunicação M2M (machine to machine): “São tendências”.

O edital foi dividido em duas modalidades: empresas do setor de telecomunicações e prestadoras de serviços de telecomunicação (PST). As instituições científicas e tecnológicas (ICTs) e as operadoras de telefonia se enquadram na categoria PST. “As empresas da modalidade 1 são fabricantes de equipamentos de telecomunicações. Já as da modalidade 2 são, em sua maioria, operadoras que fazem encomendas para empresas e ICTs desenvolverem”, explica Octavio, ressaltando que a maior parte dos planos de negócios foi apresentado em parcerias.

As contratações e desembolsos devem acontecer no período de quatro anos, a partir de 2014. O programa foi desenvolvido pela Finep/MCTI e pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com participação dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação, da Saúde e das Comunicações.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor