Leve seu Wi-Fi no bolso para maior segurança

CyberwarMobilidadeSegurança

Tem gente que só fica confortável em um restaurante ou um café se tem Wi-Fi liberado. A nossa necessidade de conexão contínua acaba nublando o senso de segurança, pois nem sempre é uma boa ideia surfar no sinal público. O fato é que o Wi-Fi é uma ferramenta de invasão de privacidade muito simples de

Tem gente que só fica confortável em um restaurante ou um café se tem Wi-Fi liberado. A nossa necessidade de conexão contínua acaba nublando o senso de segurança, pois nem sempre é uma boa ideia surfar no sinal público.

wi-fi em todo lugar

O fato é que o Wi-Fi é uma ferramenta de invasão de privacidade muito simples de usar, até pelos hackers iniciantes.

Invadir os roteadores que distribuem o sinal sem fio é super simples se o administrador não mudou a senha padrão de acesso. Uma vez invadido, esse roteador pode ter seu firmware (o sistema operacional básico que faz o aparelho operar) modificado e permitir que todo o tráfego seja monitorado em detalhes.

Aí, um usuário desavisado usa o Wi-Fi para acessar seu internet banking, seu e-mail e sua conta do Pay Pal. E tudo isso passa pelo monitoramento do hacker mal intencionado (também chamado cracker), que utilizará essas informações para obter ganho.

O complicado dessa situação é que as ferramentas de segurança disponíveis ao público, diferente das soluções corporativas, não estão preparadas para lidar com esse tipo de ameaça.

A única solução para esse caso é investir em um plano de dados 3G ou 4G e utilizá-lo sempre que for acessar dados sensíveis. A rede aberta pode servir para coisas menos vitais, como Twitter, Facebook e outros apps de interação social.

Entçao, essa é a dica> na hora de cuidar do seu dinheiro ou informações pessoais importantes, desligue a internet sem fio pública e gaste sua franquia de dados. Hoje, existem planos pré-pagos muito acessíveis e, mesmo no pós-pago, a quantidade de dados utilizada nessas transações é mínima. Tomando essa precaução, você evitará uma enorme dor de cabeça e continuará a desfrutar da conectividade sem prejudicar sua segurança digital.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor