MercadoLivre chega aos 15 anos tendo o Brasil como maior operação

HOMENegócios

O MercadoLivre, um dos líderes em comércio eletrônico na América Latina, completa 15 anos de idade. Com mais de 660 funcionário locais, o Brasil representa, mais de 50% dos negócios da empresa. “Se você quer criar algo que hoje não existe, terá de pensar a longo prazo, armar uma equipe de profissionais excelentes e seguir

O MercadoLivre, um dos líderes em comércio eletrônico na América Latina, completa 15 anos de idade. Com mais de 660 funcionário locais, o Brasil representa, mais de 50% dos negócios da empresa.

Letra_Bloco_Mercado-Livre

“Se você quer criar algo que hoje não existe, terá de pensar a longo prazo, armar uma equipe de profissionais excelentes e seguir os seus instintos. Empreender não é criar um negócio, mas sim assumir riscos e gerar um valor diferencial no mercado. É adiantar-se ao que as pessoas desejam” – foi pensando desta forma que Marcos Galperin criou o MercadoLivre, em 1999. Naquele momento, entrava no ar uma plataforma tecnológica que mudaria completamente a forma de comprar e vender dos latino-americanos. O e-commerce estava nascendo, e com ele o formato do marketplace. Primeiro na Argentina e, quase simultaneamente, no Brasil.

Stelleo Tolda, colega de Marcos Galperin no MBA da Universidade de Stanford – onde nasceu o projeto do MercadoLivre – liderou as operações do MercadoLivre no Brasil de 1999 a 2011, tornando-se então o vice-presidente de operações (COO) da companhia. Sua gestão fez o Brasil ser responsável por mais da metade da receita anual da companhia e também implementou um modelo de gestão de pessoas inovador, que faz com que a empresa seja há mais de 5 anos uma das melhores para se trabalhar no setor de Tecnologia.

Hoje conduzido por Helisson Lemos, o MercadoLivre Brasil hospeda 10 milhões de anúncios em tempo real no site brasileiro. Muitos deles gerados pelas mais de 43 mil pessoas que vivem de renda única ou principal do MercadoLivre no país, segundo pesquisa Nielsen divulgada neste ano. “Nosso desafio é continuar crescendo cada vez mais, mesmo com um cenário ainda mais competitivo. Temos metas agressivas e um ambiente propício para o crescimento e então para cumpri-las”, afirma Helisson Lemos.

O MercadoLivre tem registrado uma média de 2,5 compras por segundo, sendo que 16% das transações já acontecem via mobile na América Latina.

Nesses quinze anos de vida, a empresa soma uma série de conquistas, algumas representadas nos números abaixo (relativos à América Latina):
110 milhões de usuários registrados;
7 milhões de vendedores e 20 milhões de compradores somente no ano de 2013;
39 milhões de visitas únicas ao mês;
2.200 funcionários, sendo 660 no Brasil;
Mais de 45 milhões de produtos vendidos no primeiro semestre de 2014;
Receita do primeiro semestre de 2014 de US$ 247,2 milhões, representando um crescimento de 58% em moedas locais contra o mesmo período do ano passado.

Todos os serviços oferecidos pelo MercadoLivre para melhorar a experiência de quem compra e quem vende na internet formam o que a companhia chama de ecossistema de serviços. Este ecossistema é composto pelas 6 áreas de negócios do MercadoLivre, descritas abaixo, e é o que faz com que o MercadoLivre cumpra sua missão: ser uma empresa de tecnologia que oferece a melhor plataforma e todos os serviços necessários para que pessoas e empresas possam comprar, vender, pagar, anunciar e enviar produtos por meio da Internet.

 


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor