Instituto Curitiba assina convênio com segunda cidade de Portugal

HOMEProjetosSetor Público

O Instituto Curitiba de Informática assinou termo de cooperação técnica com a Câmara Municipal do Porto, em Portugal, para desenvolvimento de projetos de tecnologia da informação (TI) para a gestão pública. A iniciativa se insere no plano de ação da Comissão Europeia com o governo brasileiro, firmado para o fortalecimento de negócios locais, exploração de

O Instituto Curitiba de Informática assinou termo de cooperação técnica com a Câmara Municipal do Porto, em Portugal, para desenvolvimento de projetos de tecnologia da informação (TI) para a gestão pública.

Porto_Logo_da_Camara_Municipal_1

A iniciativa se insere no plano de ação da Comissão Europeia com o governo brasileiro, firmado para o fortalecimento de negócios locais, exploração de oportunidades industriais conjuntas, simplificação administrativa e apoio às micro, pequenas e médias empresas dos dois países.

“O objetivo deste trabalho é apoiar a administração pública de Porto por meio de projetos nas áreas de Cloud Computing, Open Data, Big Data e Business Intelligence, apoiando estratégias de mobilidade inteligente, gestão integrada de serviços públicos e monitoramento da qualidade de vida da população”, explica o diretor-presidente do ICI, Luís Mário Luchetta.

A cooperação, sem ônus financeiro para as partes, deve contribuir para evolução dos serviços prestados pelo Instituto, melhoria da qualidade de vida urbana no município português e abertura de canais para novos programas de parceria entre o Brasil e a Europa no ramo de TI.

“O trabalho em conjunto também tem por objetivo facilitar o acesso de Porto a fundos de desenvolvimento da União Europeia, alinhando o ecossistema econômico regional às melhores práticas internacionais de transparência, disponibilização da informação e valorização tecnológica”, destaca Luís Mário.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor