Siemens instala primeira autoestrada elétrica nos EUA

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A Siemens anunciou que vai iniciar a fase de testes da instalação de um sistema e-highway na Califórnia que permitirá reduzir as emissões de dióxido de carbono, colocando em circulação camiões alimentados por cabos aéreos. A Califórnia foi o cenário escolhido para a implementação da primeira autoestrada elétrica dos Estados Unidos da América, o que

A Siemens anunciou que vai iniciar a fase de testes da instalação de um sistema e-highway na Califórnia que permitirá reduzir as emissões de dióxido de carbono, colocando em circulação camiões alimentados por cabos aéreos.

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A Califórnia foi o cenário escolhido para a implementação da primeira autoestrada elétrica dos Estados Unidos da América, o que terá um forte impacto na redução das emissões de dióxido de carbono neste popular destino de férias de Verão. O South Coast Air Quality Management District (SCAQMD) acaba de dar luz verde à Siemens para instalar, para fins de teste, um sistema de autoestrada eletrificada (e-highway) perto dos maiores portos do país: Los Angeles e Long Beach.

A ‘e-highway’ da Siemens eletrificará as autoestradas selecionadas através de um sistema de cabos aéreos. Desta forma, os camiões podem ser alimentados a eletricidade tal como os elétricos. Em cooperação com o grupo Volvo e a sua marca Mack, a Siemens está a desenvolver um veículo de demonstração para o projeto. A empresa está também a cooperar com empresas locais de camiões na Califórnia, cujos veículos também farão parte do teste.

A infraestrutura de cabos aéreos será instalada nos dois sentidos de circulação em Carson (Califórnia), perto de Los Angeles. O início do projeto, que terá a duração de um ano, está agendado para julho de 2015. Durante a fase de teste, até quatro camiões irão percorrer o trajeto todos os dias em ambas as direções.

Os “e-camiões” estão equipados com um sistema de acionamento híbrido e coletores inteligentes de corrente. Quando alimentados pelos cabos aéreos, os camiões não produzem emissões de dióxido de carbono. Em estradas sem cabos aéreos, os veículos recorrem a um sistema de acionamento híbrido que pode ser alimentado por diesel, gás natural comprimido, bateria ou outras fontes de energia. O coletor de corrente permite aos veículos fazer ultrapassagens e automaticamente acoplar e desacoplar a velocidades de até 90 km por hora.

O conceito de ‘e-highway’ é particularmente eficaz do ponto de vista ambiental e económico em vias de transporte de mercadorias de tráfego muito intenso, mas relativamente curtas, como, por exemplo, entre portos, parques industriais, centros de distribuição e terminais de transbordo de cargas.

Os portos de Los Angeles e de Long Beach pretendem uma solução de emissão zero para uma seção da Interstate I-710 com cerca de 35.000 serviços de vaivém por dia. A intenção é criar um “corredor de emissão zero” para o tráfego de transporte de mercadorias entre os dois portos marítimos e os centros de transbordo ferroviário, localizados a cerca de 30 km de distância.

Esta solução ajudará a aliviar a pressão sobre o meio ambiente numa região fortemente afetada por poluição atmosférica. O objetivo é eliminar completamente as emissões locais, diminuir a utilização de combustíveis fósseis, reduzir os custos operacionais e estabelecer uma base que permita a futura utilização comercial do sistema.


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