Som ambiente usado para carregar baterias de smartphones

OperadorasRedes

Um projeto de investigadores da universidade de Queen Mary, em parceria com a Nokia, criou um protótipo que usa o som para repor a bateria dos smartphones ou de outros aparelhos eletrônicos. Embora, para já, não venha a substituir totalmente os carregadores tradicionais, poderá ser muito útil se for comercializado. Se esse sistema já estivesse

Um projeto de investigadores da universidade de Queen Mary, em parceria com a Nokia, criou um protótipo que usa o som para repor a bateria dos smartphones ou de outros aparelhos eletrônicos. Embora, para já, não venha a substituir totalmente os carregadores tradicionais, poderá ser muito útil se for comercializado.

caixas_de_som_3d_b7839d1ddfa7117efe9b0ba7825196fe_Acoustic_solutions_images_backgrounds (1)

Se esse sistema já estivesse sendo comercializado, nenhum espetador presente nos estádios da Copa teria a preocupação de ver terminar a carga de seu celular, durante a permanência no jogo. Fotos, vídeos, compartilhamento nas redes sociais, tudo isso ajuda a baixar o nível de bateria do celular. Pois bem, no Rio 2016, os Jogos da XXXI Olimpíada, é provável que os usuários de celular já não sofram com essa restrição pois vão poder repor a bateria do celular através do… som ambiente.

Trata-se de um sistema que recorre às propriedades piezoelétricas do óxido de zinco repondo a carga na bateria por meio de um acumulador. O sistema funciona através das vibrações e do som, dispensando então a corrente elétrica e, como tal, usando um método mais amigo do ambiente.

O projeto tem o apoio da Nokia e está sendo liderado por cientistas da universidade de Queen Mary, em Londres, entre os quais se encontra Joe Briscoe que destacou a possibilidade de o carregamento via som poder mesmo “aumentar a autonomia das baterias”. E não se trata só de smartphones pois vários outros aparelhos eletrônicos, que têm baterias semelhantes, poderão beneficiar desse método.

Por enquanto, a previsão é que este sistema, quando comercializado, não substitua totalmente os carregadores elétricos. “Carregar através do som e das vibrações pode ajudar a melhorar a usabilidade de dispositivos eletrônicos e permitir que eles funcionem por mais tempo, sem a preocupação de os ligar a um carregador”, diz Joe Briscoe. Para que o carregamento por som funcione em exclusivo seria necessário captar mais energia do som ambiente e os níveis atuais ainda não o permitem.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor