TOTVS apresenta soluções para cadeia sucroenergética

HOMENegóciosSoftware

A TOTVS consolidou um leque de ofertas que contemplam toda a cadeia da agroindústria. Da colheita à entrega ao cliente, todo o processo está contido nas funcionalidades e recursos dos sistemas da companhia, que oferece um atendimento especialista e completo às empresas do setor. Para a primeira etapa do processo produtivo, que é a gestão

A TOTVS consolidou um leque de ofertas que contemplam toda a cadeia da agroindústria. Da colheita à entrega ao cliente, todo o processo está contido nas funcionalidades e recursos dos sistemas da companhia, que oferece um atendimento especialista e completo às empresas do setor.

setor-sucroenergetico

Para a primeira etapa do processo produtivo, que é a gestão da agricultura, a companhia baseou-se em práticas inovadoras e desenvolveu o TOTVS Agro Mobile, solução de mobilidade que leva a lavoura para a palma da mão do agricultor. O uso da tecnologia proporciona a atualização em tempo real de tudo o que acontece em campo, permitindo acesso às informações de forma rápida, integrada e 100% segura.

Um dos recursos do sistema é a Gestão Fitossanitária, que realiza o controle automatizado de pragas e doenças agrícolas. Com o apoio de tablets, os funcionários percorrem a plantação e registram tudo o que encontram diretamente no dispositivo móvel, marcam o ponto específico e tiram fotos. Como a solução dispõe de um GPS, automaticamente realiza o cálculo da área infestada e, com esses dados, aponta ao agricultor as ações que devem ser tomadas em relação ao problema, incluindo o cálculo correto da quantidade de defensivo químico que deve ser utilizado.

Sem um apoio tecnológico especialista, o produtor rural não consegue mensurar com exatidão a parte da plantação afetada e, por isso, acaba expandindo a área de aplicação e aumentando a dose do veneno. Isso gera um efeito em cadeia: aumenta os custos, gera impactos negativos no meio ambiente e compromete a qualidade do alimento. Já com a ferramenta de Gestão Fitossanitária, é possível reduzir a aplicação de defensivos em torno de 15% a 20%, promovendo a sustentabilidade ambiental, além de melhorar a produção por completo e estabelecer critérios de segurança alimentar.

Após a colheita, a matéria-prima passa para a fase de manufatura, que merece atenção especial, pois deve ter um controle preciso sobre as suas atividades operacionais. Para esta etapa, a TOTVS disponibiliza uma série de funcionalidades específicas no seu ERP, como o Planejamento Avançado da Produção, que apoia a indústria na otimização dos recursos para aumentar a produtividade de forma contínua. Além disso, com a automação das suas rotinas, é possível consolidar uma visão estratégica sobre toda a produção e, com isso, realizar compras mais assertivas dos insumos e subsídios necessários, reduzindo os gastos de forma geral.

O próximo desafio da cadeia sucroenergética é em relação ao controle de frete. Em conjunto com defensivos agrícolas e mão de obra, ele forma o tripé de maiores custos da indústria de produção, desde o plantio da cana de açúcar, passando pela manufatura do etanol, até chegar à distribuição do produto ao cliente final. Para apoiar os clientes, a TOTVS oferece a solução de Gestão de Frotas, que proporciona o controle necessário para tornar esta etapa menos impactante, por meio da otimização dos recursos e dos processos logísticos.

“Com sistemas de ponta a ponta, estamos preparados para oferecer suporte tecnológico a todo o ecossistema da agroindústria. Nosso objetivo é que os clientes encontrem na TOTVS uma parceira para apoiá-los a dinamizar o seu trabalho e impulsionar o crescimento dos seus negócios”, comenta Gilsinei Hansen, vice-presidente de Sistemas e Segmentos da TOTVS.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor