Uber é banido de Berlim

HOMESoftware

O aplicativo Uber, conhecido por oferecer serviço análogo ao de táxi com carros de luxo, teve o uso vetado pelo Departamento de Assuntos Civis e Regulatórios de Berlim. Uma multa de 25 mil Euros por dia foi firmada, caso a startup americana continue com suas atividades na cidade alemã. O argumento do órgão público alemão

O aplicativo Uber, conhecido por oferecer serviço análogo ao de táxi com carros de luxo, teve o uso vetado pelo Departamento de Assuntos Civis e Regulatórios de Berlim. Uma multa de 25 mil Euros por dia foi firmada, caso a startup americana continue com suas atividades na cidade alemã.

uber

O argumento do órgão público alemão é que os veículos em uso no transporte público urbano tem uma cobertura específica de seguro e capacitação de seus condutores. Como no caso do Uber isso não acontece, a autoridade entendeu que o serviço representa um risco ao cidadão.

O modelo de negócios do Uber perturba diretamente a indústria do transporte. Uma licença de taxista custa uma exorbitância, e com o app qualquer motorista, com um carro de luxo, pode teoricamente oferecer serviços de transporte.

A Europa recebeu mal o Uber por conta da pressão dos proprietários de táxis e empresas tradicionais do setor, que reclamam do fato de os motoristas que utilizam a aplicação não estarem sujeitos às mesmas normas de transporte e tributação. Entidades de classe falam até de dumping, com os motoristas do Uber cobrando menos pelo transporte e obrigando os taxistas a baixar seus preços.

Em entrevista à BBC, Fabien Nestmann, diretor geral do Uber na Alemanha, acusou as empresas de transporte de fazerem lobby contra o serviço. Segundo Nestmann, a empresa vai recorrer da decisão municipal e que isso limita o poder de escolha dos consumidores.

O Uber abriu recentemente escritório em São Paulo, e já foi alvo de manifestações de taxistas no Rio de Janeiro, onde iniciou as operações no Brasil.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor