Você conhece o Carlos Slim da Guatemala?

NegóciosOperadorasRedes

Seu nome é Mario López Estrada é o principal acionista da Tigo Guatemala, operadora líder de mercado com cerca de metade da quota e que conta com 8,5 milhões de usuários. O guatemalteco é o oitavo homem mais rico da América Central, posição a que chegou depois de ter deixado o governo de Vinicio Cerezo 

Seu nome é Mario López Estrada é o principal acionista da Tigo Guatemala, operadora líder de mercado com cerca de metade da quota e que conta com 8,5 milhões de usuários. O guatemalteco é o oitavo homem mais rico da América Central, posição a que chegou depois de ter deixado o governo de Vinicio Cerezo  onde já era Ministro das Comunicações.

Scan-142020002-e1405970877416

Se sua resposta à pergunta inicial foi “não”, saiba que é natural. Mario López Estrada não é uma pessoa mediática e é até difícil encontrar informação sobre ele. Mas é impossível não falar de um homem cuja fortuna foi criada num país onde as oportunidades não abundam para quem não vem de famílias ricas e poderosas. Mas López viu a sua oportunidade e soube aproveitá-la.

Ele apostou nos celulares numa altura em que ninguém acreditava. Como ele mesmo disse recentemente “parecia uma boa oportunidade, mas ninguém imaginava que alcançaria este nível. Ninguém!”. Hoje, a Guatemala tem mais celulares que habitantes e cerca de metade pertencem à Tigo Guatemala, marca detida por López e pela  Millicom International Cellular, apesar de enfrentar a concorrência dos também gigantes Movistar (Espanha) e Claro (México), a operadora de Carlos Slim, a quem Mario López tem sido comparado.

O facto de ter sabido estar no lugar certo e no momento exato, fazem dele um bilionário, segundo a Bloomberg que já o incluiu no seu Índice pois a participação de López na Trigo está cotada em mil milhões de dólares. Mas ele não pretende parar por aqui. Segundo a mesma Bloomberg, ele planeja investir em projetos de energia solar no Equador, energia eólica na Guatemala e imobiliária  no Paraguai, incluindo um mega-shopping.

É que López ainda não se considera velho. Afinal, ele tem apenas… bem, ele não costuma revelar sua idade.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor