Acordo entre UE e Google criticado por Microsoft

Negócios

A Microsoft e uma série de editoras jornalísticas europeias se mostraram descontentes com o acordo antitruste entre a Google e a União Europeia, dizendo que o entendimento apenas reforçaria a posição dominante da tecnológica no setor da pesquisa online e que resultaria em consequências devastadoras para o mercado. Joaquín Almunia, comissário europeu para a concorrência,

A Microsoft e uma série de editoras jornalísticas europeias se mostraram descontentes com o acordo antitruste entre a Google e a União Europeia, dizendo que o entendimento apenas reforçaria a posição dominante da tecnológica no setor da pesquisa online e que resultaria em consequências devastadoras para o mercado.

google

Joaquín Almunia, comissário europeu para a concorrência, se prepara para emitir uma decisão relativamente às práticas do maior motor de busca do mundo, após três anos de investigação para averiguar se a Google desvaloriza os serviços dos concorrentes nos seus resultados de pesquisa.

Almunia dispõe de somente dois meses para comunicar uma decisão, pois ao fim desse tempo abandonará o cargo, tendo em fevereiro chegado a um acordo preliminar com a Google.

Este caso tem sido alvo de grande polêmica, e, segundo consta, muitos são os colegas do espanhol que se opõem ao acordo com a gigante tecnológica.

Correm rumores de que a União Europeia pode vir a encerrar este processo e a dar início a um novo que incidirá sobre o Android, o sistema operacional da Google para dispositivos móveis.

Shivaun Raff, diretor do website britânico de comparação de preços Foudem, disse que a proposta da Google, sobre a qual a empresa permitiria que três concorrentes mostrassem os seus logos e links em uma porção da sua página, não é uma solução para o problema.

Por seu lado, a Microsoft, através do seu diretor de legislação competitiva Jean-Yves Art, afirmou que os acordos que a Google tem com anunciantes os impedem de trocar para qualquer outra plataforma online.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor