Canadá anuncia programa bilateral para empresas brasileiras em semana de tecnologia

EmpresasHOMENegócios

O Consulado Geral do Canadá recebe, a partir do próximo dia 29 de setembro, em São Paulo e em Porto Alegre, a primeira edição da “Brasil-Canadá Tech Week: Fostering Innovation and Commercialization”. O objetivo do evento é proporcionar aos participantes troca de informações sobre como tecnologia e inovação podem acelerar o desenvolvimento de negócios. O

O Consulado Geral do Canadá recebe, a partir do próximo dia 29 de setembro, em São Paulo e em Porto Alegre, a primeira edição da “Brasil-Canadá Tech Week: Fostering Innovation and Commercialization”. O objetivo do evento é proporcionar aos participantes troca de informações sobre como tecnologia e inovação podem acelerar o desenvolvimento de negócios.

canada-flag

O evento também vai formalizar a parceria Brasil-Canadá em prol do desenvolvimento de pequenas e médias empresas por meio do “Bi-Lateral Exchange Program” :primeiro programa que se compromete a dar oportunidade às empresas brasileiras para entrarem no mercado norte-americano, em uma troca bilateral dentro de hubs de tecnologia. O programa é uma parceria entre o Canadian Digital Media Network (CDMN) e a empresa brasileira-canadense Project 1 com apoio do Governo do Canadá e de Ontário.

Durante a abertura da Tech Week, os parceiros divulgarão detalhes de como funcionará o programa na prática e os benefícios e incentivos para empresas de ambos os países. “O Canadá oferece a empresas brasileiras uma alternativa de baixo custo na América do Norte, com uma força de trabalho altamente qualificada e inovadora, impostos corporativos muito mais baixos que os principais países concorrentes, forte apoio à inovação e pesquisa, fácil acesso aos mercados internacionais e ambiente ideal para fazer negócios”, adianta Stéphane Larue, Cônsul Geral do Canadá no Brasil.

O Canadá é considerado um dos melhores ambientes de negócios no mundo, com a menor carga tributária federal do G7. Apenas a província de Ontário (cuja capital é Toronto) gera 37% do PIB nacional e é onde estão quase 50% de todos os empregados em alta tecnologia, serviços financeiros e outros setores de conhecimento intensivo. Abriga o maior polo de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) canadense com 48% das receitas da indústria do setor. Entre todos os estados canadenses e americanos, Ontário tem a segunda maior quantidade de empresas de TI, atrás apenas da Califórnia. Ou seja, Ontário tem mais empresas de TI do que Nova Iorque, Texas, Massachusetts e outros polos nos Estados Unidos, e conta com 270.000 pessoas que trabalham no setor.

“É hora de construir uma melhor compreensão dos ecossistemas brasileiros e canadenses para prever futuras oportunidades, desafios e cooperação. Nossa meta é incentivar a interação entre empresas dos dois países para que compartilhem sinergias e complementaridades na promoção do empreendedorismo e da inovação.”, diz Todd Barrett, Cônsul Comercial responsável pela promoção do comércio entre Ontário e Brasil.

A Tech Week foi organizada como um evento de uma semana, onde experts canadenses viajarão entre São Paulo e Porto Alegre para compartilhar suas experiências em inovação. O Canadá vê grande potencial para novas colaborações com o Brasil nos campos da ciência, tecnologia e inovação e quer explorar essas oportunidades de trocas e parcerias.

O evento começa no dia 29 em São Paulo, onde ocorrerão seis painéis com participação de empresários canadenses e brasileiros para explorar o potencial de parcerias concretas entre polos de inovação. Empresas do setor privado poderão interagir com alguns dos mais bem sucedidos centros de inovação, empreendedores, investidores e executivos de ambos os países. Durante a programação, serão expostos ainda alguns cases de Start Ups canadenses, de diferentes áreas de atuação, que conseguiram crescimento significativo com tecnologia e gestão eficaz.

A programação em São Paulo segue até o dia 1º de outubro e tem continuidade em Porto Alegre entre os dias 2 e 3, quando o Canadá é convidado a participar do 8º Seminário Culturas da Inovação, a ser realizado na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).

O evento é uma realização do Governo do Canadá, em parceria com os estados canadenses de Ontário e Quebec e apoio da Air Canada, Câmara de Comércio Brasil-Canadá, Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação (Nagi) da PUCRS, Tecnopuc, Stefanini, Cisco, Modulo, OpenText e D2L. A empresa brasileira-canadense Project 1, principal parceira no programa bilateral, além de fomentar a troca entre os dois mercados, vai colaborar com o estabelecimento das empresas canadenses que participam do programa.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor