First Data investe em dois data centers no Brasil para processamento de transações de débito e crédito

Business IntelligenceData StorageHOMENegócios

A First Data, especializada em processamento de pagamentos e comércio eletrônico, anunciou a inauguração de dois data centers no Brasil. O projeto foi realizado em parceria com a IBM e a implementação já se encontra em fase final. Os data centers visam a criação de um ambiente compatível com os padrões globais de segurança do

A First Data, especializada em processamento de pagamentos e comércio eletrônico, anunciou a inauguração de dois data centers no Brasil. O projeto foi realizado em parceria com a IBM e a implementação já se encontra em fase final.

DataCenter_IBM

Os data centers visam a criação de um ambiente compatível com os padrões globais de segurança do PCI Security Standards Council. Eles oferecerem alta disponibilidade tanto para a Bin, solução de captura e processamento de transações de débito e crédito, que iniciou operações no Brasil no último mês, quanto para suportar outros serviços já disponibilizados pela empresa, como a rede de correspondentes bancários mantidos em todo o país.

Os data centers IBM também contam com certificações ISO 27001 Information Security Management System, ISO 9001 – Quality Management System e ISO 20000 – Information Technology Service Management.

“O investimento em manter data centers locais faz parte da nossa estratégia de oferecer soluções de captura e processamento de transações de débito e crédito no Brasil, com o alto padrão de qualidade, agilidade e flexibilidade. Este é o primeiro passo da empresa na direção de se tornar referência em gestão de estabelecimentos comerciais no País”, afirmou em comunicado Debbie Guerra, presidente da First Data Brasil.

O primeiro data center está localizado no Centro de Serviços Globais da IBM, em Hortolândia, interior de SP, e o segundo está situado na sede da IBM Brasil, na capital paulista, servindo de backup e funcionando de maneira espelhada com o primeiro, a fim de suportar períodos de aumento de demanda e situações de disaster recovery, ambos em ambiente de missão crítica.

A parceria com a IBM contemplou a montagem da infraestrutura elétrica e de refrigeração, segundo os padrões PCI, além da definição dos processos de gerenciamento, tanto da estrutura como dos sistemas operacionais.

“A IBM e a First Data já mantém longa parceria, com serviços gerenciados na Índia e Irlanda, além de hosting na China e cloud nos EUA. Nos sentimos honrados de sermos o parceiro de infraestrutura de TI da maior empresa de processamento de pagamentos eletrônicos do mundo, no lançamento de sua marca no Brasil. Isso demonstra a confiança, agilidade e eficiência de nossos produtos e serviços”, ressalta Fernando Toniolli, executivo da IBM Brasil responsável pelo projeto.

O projeto dos data centers conta também com uma equipe de mais de 35 especialistas da própria First Data, que definiu os equipamentos adquiridos, instalados e gerenciados. “Com uma plataforma de alta disponibilidade, fomos capazes de trazer ao Brasil o que há de melhor da First Data em termos de aplicações e segurança em todo mundo e podemos oferecer aos nossos clientes soluções inovadoras que irão surpreender o mercado”, afirmou Zilda Maria Hessel, diretora de infraestrutura de TI da First Data no Brasil.

O investimento também contemplou a migração do centro de processamento de dados da área de correspondentes bancários, que antes se localizava na Argentina, unificando assim toda a operação em solo brasileiro. O processo ocorreu de forma estável, sem alterações no sistema.

A First Data anunciou uma série de investimentos no Brasil, após assinatura da parceria operacional com o Bancoob, banco cooperativo integrante do maior sistema de cooperativas financeiras do país (Sicoob), para iniciar operação no mercado de adquirência brasileiro neste ano.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor