Furukawa intensifica foco em TI na Saúde

HOMENegóciosSoftware

A Furukawa, importante player do segmento de infraestrutura de telecomunicações, tem contribuído para que instituições da Saúde no Brasil possam superar muitos dos seus desafios. Para o fabricante, a adoção de uma infraestrutura de comunicação adequada é a base para uma série de melhorias que podem ser promovidas por hospitais, clínicas médicas com ambientes cirúrgicos

A Furukawa, importante player do segmento de infraestrutura de telecomunicações, tem contribuído para que instituições da Saúde no Brasil possam superar muitos dos seus desafios. Para o fabricante, a adoção de uma infraestrutura de comunicação adequada é a base para uma série de melhorias que podem ser promovidas por hospitais, clínicas médicas com ambientes cirúrgicos e outros ambientes da Saúde pública e privada, aliando as TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) aos avanços da medicina moderna.

saude

Os investimentos nos recursos de TI vêm gradativamente aumentando em toda a América Latina, com objetivos de se atingir a excelência nos serviços prestados a pacientes e seus familiares, com redução de custos.

“Os hospitais são os ambientes de missão crítica mais importantes, pois tratam diretamente da vida humana. Assim como os data centers, os centros de controle, aeroportos e afins, não podem ter seus sistemas de comunicação interrompidos em momento algum. A forma como se deve tratar – desde o projeto, a escolha de materiais e a arquitetura das redes até os serviços de instalação -, requer experiência prática e treinamento”, diz em nota Flávio Marques, gerente de Desenvolvimento e Suporte Técnico da Furukawa.

Para ele, em qualquer sistema de cabeamento estruturado o projeto é fundamental, mas nos casos de missão crítica, especialmente em hospitais, a definição da topologia, a redundância e os meios empregados na solução proposta definem o sucesso e a longevidade do sistema, bem como a sua confiabilidade.

Para a Furukawa, a medicina moderna e a Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) tornam-se cada vez mais inseparáveis. Com a convergência de serviços sobre as redes IP (protocolo de internet), como PACS (sistemas de comunicação e arquivamento de imagens), telefonia, controle de acesso e de inventário, segurança, entre outros, pode-se reduzir os erros médicos, melhorar a qualidade dos serviços, aumentar a segurança para os pacientes, permitir a utilização de novas tecnologias e proporcionar um atendimento mais rápido nas emergências.

“O foco da TI na Saúde é transformar a forma com que o paciente é tratado. Hoje as instituições relacionadas ao Setor têm consciência que os hospitais de excelência não são formados apenas por bons profissionais médicos e seu corpo clínico, mas também pela infraestrutura de tecnologia disponibilizada para o tratamento do paciente”, diz Talita Aguiar Coelho, gerente de produto do Depto de Networking da Furukawa.

De acordo com a engenheira, que recentemente proferiu a palestra ‘Soluções de Conectividade para o Ambiente Hospitalar’ em fórum sobre a Saúde Digital no Brasil, há muitos benefícios proporcionados pela aplicação da TI à área da Saúde. “Conectar todas as imagens de exames à base de dados do paciente, possibilitar aos médicos colaborarem em um mesmo caso sem necessariamente estarem na mesma área física, permitir que médicos acessem o histórico de um paciente em tempo real e contar com a colaboração desse paciente de forma remota com informações diárias, criar sistemas de monitoramento e acompanhamento de leitos, salas de UTI e de cirurgia integrados são apenas alguns exemplos”, comenta ela.

Outros benefícios passam pelo controle do tráfego de medicamentos e acessórios necessários ao atendimento realizado, controle de acesso e circulação de pessoas nos ambientes e garantir um mínimo de conforto ao paciente e seus acompanhantes durante toda a permanência na instituição, com serviços de TV e internet, entre outros.

Em conjunto com projetistas, integradores e distribuidores, a Furukawa tem compartilhado casos de sucesso em Centros Hospitalares, discutido com os agentes envolvidos sobre as normativas específicas para a Saúde, como a aplicação da TIA-1179 (Healthcare Facilities Telecommunications Infrastructure Standard). Tem também sugerido as melhores topologias e produtos que possam atender as demandas deste segmento complexo, que é composto por necessidades bastante específicas. Com infraestruturas físicas modernas, o fabricante prepara os ambientes hospitalares para a evolução dos equipamentos e tecnologias, que demandam cada vez mais velocidade em rede.

“Com sua diversidade de linhas de produtos em tecnologias ópticas e metálicas, a Furukawa provê a infraestrutura necessária para os ambientes hospitalares, permitindo o uso da TI do Data Center, ao centro cirúrgico e aos demais ambientes de acesso dos usuários. Atualmente se faz imprescindível garantir inovação tecnológica de qualidade com segurança e disponibilidade da informação em tempo real. Quanto mais pudermos evoluir nesse sentido, mais avanços teremos no setor da Saúde”, conclui Thalita.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor