Hospital catarinense usa data center compacto da Dell para exames online

Data StorageSoftware

O Hospital Arquidiocesano Cônsul Carlos Renaux, em Brusque (SC), investiu na plataforma Dell VRTX, que reúne servidores, storage, networking e gerenciamento em um único chassis, para fornecer resultado de exames pela internet, incluindo os diagnósticos por imagem, como raio X, ultrassonografia, tomografia e ressonância magnética. O projeto de modernização da TI também fez parte de

O Hospital Arquidiocesano Cônsul Carlos Renaux, em Brusque (SC), investiu na plataforma Dell VRTX, que reúne servidores, storage, networking e gerenciamento em um único chassis, para fornecer resultado de exames pela internet, incluindo os diagnósticos por imagem, como raio X, ultrassonografia, tomografia e ressonância magnética.

dell-vrtx-tower-rack-620x385

O projeto de modernização da TI também fez parte de um processo de crescimento do hospital. “Até então, nosso ambiente de TI tinha apenas computadores que funcionavam como servidores”, disse em comunicado Fabiano Amorim, gestor administrativo do Hospital Arquidiocesano Cônsul Carlos Renaux. Segundo ele, isso limitava a oferta de serviços para os clientes, internos e externos, bem como tornava o gerenciamento e a manutenção mais complexos, pelo fato dos equipamentos estarem distribuídos.

Com a ajuda de um consultor da integradora Ilha Service, o Hospital analisou várias possibilidades de equipamentos para a modernização do ambiente de TI. “E a solução fornecida pela Dell foi a mais viável economicamente, além de suportar futuras expansões”, conta Amorim.

No projeto, foi implementado um chassis Dell VRTX, equipado com dois servidores blade PowerEdge M520, oito discos SAS e seis discos SATA, totalizando 11TB de armazenamento e com capacidade de expansão para até 33TB. Além de um banco de dados para aplicações e controle de imagens, o equipamento roda diversos aplicativos, como Active Director, File Server, Web Server e ERP (sistema de gestão empresarial).

Amorim calcula que, graças ao uso do Dell VRTX, o hospital vai evitar a construção de 200 metros quadrados que seriam necessários para, em dez anos, suportar o volume de imagens que antes eram armazenadas pela instituição em filmes – e que, por lei, precisam ser arquivados pela instituição durante 20 anos. Outro ganho direto, segundo ele, foi a melhoria nos serviços para pacientes e médicos.

“Antes dos exames pela internet, no caso das imagens, as pessoas tinham de retirar os filmes pessoalmente no hospital, mas cerca de 53% dos pacientes não faziam essa retirada”, ressalta Amorim, que complementa: “Além de reduzir o custo e o tempo para o deslocamento das pessoas, essa oferta dos exames online agiliza o diagnóstico dos pacientes. Pois é possível fazer o exame de manhã e o médico tem acesso às imagens no computador no mesmo dia.”

Também como ganho direto do projeto, o executivo conta que, graças ao Dell VRTX, o hospital colocou no ar seu sistema de prontuário eletrônico e trabalha com o armazenamento dinâmico dos exames realizados, o que reduz custos. Atualmente, todas as imagens com mais de seis meses são arquivadas nos discos SATA, que são mais baratos e mais lentos, enquanto os discos SAS ficam dedicados às operações que exigem mais agilidade.

“O Dell PowerEdge VRTX foi criado exatamente para atender clientes como o Hospital Arquidiocesano Carlos Cônsul, que demandam soluções convergentes e escaláveis de TI, mas que sejam fáceis de gerenciar e com custo reduzido”, afirma Edilson Fuzetti, Diretor de Soluções Empresariais da Dell Brasil. “Ele permite que pequenas e médias empresas, assim como os escritórios e filiais de grandes corporações, tenham os mesmos recursos avançados dos grandes data centers”, acrescenta.

Lançado no mercado brasileiro em meados de 2013, o Dell PowerEdge VRTX – classificado como uma ‘private cloud in-a-box’ -, economiza em cerca de 75% o espaço de hardware, se comparado a ambientes tradicionais de data center, com servidores, storage, equipamentos de rede e sistemas de gerenciamento. Além disso, a solução reduz o tempo dos administradores ao garantir uma implementação mais rápida, atualizações simplificadas e configuração remota.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor