IBM anuncia parceria estratégica para o varejo brasileiro

AppsBusiness IntelligenceData StorageFornecedores de SoftwareHOMEMobilidadeNegóciosProjetosSoftware

A rede Farmácias Pague Menos, presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, estabeleceu uma aliança estratégica com a IBM para alavancar a eficiência operacional da rede e proporcionar uma nova experiência de compra para os seus milhões de clientes. Válido por dez anos, o acordo pode servir de parâmetro para uma ampla

A rede Farmácias Pague Menos, presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, estabeleceu uma aliança estratégica com a IBM para alavancar a eficiência operacional da rede e proporcionar uma nova experiência de compra para os seus milhões de clientes.

GEDSC DIGITAL CAMERA

Válido por dez anos, o acordo pode servir de parâmetro para uma ampla modernização do varejo brasileiro. O projeto contemplará as mais de 710 lojas das Farmácias Pague Menos em todo o território nacional.

“A parceria vai muito além do retorno financeiro. Estamos apostando na soma do nosso know-how e abrangência nacional com a capacidade inovadora da IBM. Dessa forma, vamos levar cada vez mais saúde e bem-estar aos consumidores, com a garantia de um atendimento ainda mais dinâmico e customizado”, afirmou em comunicado o presidente e fundador da rede, Francisco Deusmar de Queirós.

A etapa inicial consistirá no uso do software IBM Demandtec, baseado em funcionalidades de estatística avançada e análise de dados. Só nesta fase, a expectativa é de um incremento de 1 a 3% na receita e uma economia de R$ 150 milhões.

A aplicação da ferramenta viabilizará a administração de preços com mais inteligência para cada loja, a partir de aspectos como concorrência, perfil do cliente e itens mais vendidos. A parceria está focada em cinco macro áreas: Experiência do Cliente, Lojas, Logística, Dinâmica Comercial & Cadeia de Suprimentos e Gestão do Ciclo de Vida de Produtos. Um time de consultores da IBM acompanhará a evolução do setor para propor experiências que sejam modelos não apenas para a atividade farmacêutica, mas também para todos os demais segmentos do varejo.

“A IBM tem apostado na implementação de projetos transformacionais como este, que estejam concentrados não mais apenas em infraestrutura de TI, mas em tecnologias para diferenciar o negócio da empresa. E ao termos como aliado uma rede do porte das Farmácias Pague Menos, pautada pela ousadia, com uma rica variedade de projetos e premiada nacional e internacionalmente por seus projetos de TI, esperamos reinventar constantemente o varejo”, comenta Rodrigo Kede, presidente da IBM Brasil.

Sobre as Farmácias Pague Menos
A rede Farmácias Pague Menos é a primeira presente nos 26 estados da Federação e no Distrito Federal. Mantém um crescimento médio anual (CAGR) de 22% nos últimos 10 anos, um dos maiores índices de crescimento contínuos do Brasil. Conta hoje com mais de 710 lojas e mais de 18 mil colaboradores que atuam em cerca de 280 municípios. Com sede na capital cearense, a rede figura também com destaque no ranking das Melhores & Maiores do Brasil da revista Exame, edição 2014: ocupa a 144ª colocação geral, é a 12ª maior nas regiões Norte e Nordeste e sétima melhor do segmento varejista nacional.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor