Mercado de Data Centers sofrerá grandes mudanças no futuro

Data Storage

O mais recente relatório da consultora Gartner analisou o que será o futuro do mercado de Data Centers até 2016, prevendo mudanças significativas quer a nível dos provedores, quer do lado do cliente.   Segundo dados revelados pela Gartner em seu último relatório haverá quatro grandes fatores que influenciando a mudança no mercado dos Data

O mais recente relatório da consultora Gartner analisou o que será o futuro do mercado de Data Centers até 2016, prevendo mudanças significativas quer a nível dos provedores, quer do lado do cliente.

27.53436-Data-center-server-rooms

 

Segundo dados revelados pela Gartner em seu último relatório haverá quatro grandes fatores que influenciando a mudança no mercado dos Data Centers nos próximos tempos: alta concorrência, domínio de grandes provedores na nuvem, guerras económicas e o nacionalismo. Com intensidade variável e ao longo do tempo, esses serão os agentes de mudança neste mercado.

A Gartner assegura ainda que a chegada de tecnologias potencialmente disruptivas também pode acelerar as mudanças no modelo de negócio. Entre as tecnologias que precisarão de melhorar, a consultora cita as redes definidas por software (SDN), o armazenamento definido por software e os processadores de baixa energia.

Este relatório considera também que os provedores de serviços na cloud, como Amazon, Google, IBM e Microsoft, aproveitarão a mudança no setor que irá se afastar dos provedores de serviços geridos de forma tradicional.

O papel da China será também influente na medida em que irá crescer neste mercado, à medida que os chineses melhorem os seus projetos de centros de dados. Naturalmente que esse crescimento será feito em prejuízo das empresas ocidentais.

Por último, o relatório lembra exemplos como a polémica da espionagem por parte da NSA e os rumores de colaboração por parte das empresas o que tem levado os consumidores a perderem a confiança nas grandes companhias na hora de proteger seus dados.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor