Negócio dos fabricantes de infraestrutura de Data Centers em “risco”

EmpresasFornecedores de SoftwareNegóciosProjetos

O Gartner, Inc., prevê que as vendas de servidores feitas por fabricantes de design original (ODM) diretamente para os clientes serão responsáveis por 16% dos embarques globais de servidores x86, totalizando US$4,6 bilhões de faturamento. Estas previsões e o mercado de infraestrutura de Data Centers no Brasil e na América Latina serão compartilhadas durante o

O Gartner, Inc., prevê que as vendas de servidores feitas por fabricantes de design original (ODM) diretamente para os clientes serão responsáveis por 16% dos embarques globais de servidores x86, totalizando US$4,6 bilhões de faturamento.

ti servidores

Estas previsões e o mercado de infraestrutura de Data Centers no Brasil e na América Latina serão compartilhadas durante o Gartner Symposium/ITxpo 2014, evento que acontece entre os dias 27 e 30 de outubro, no Sheraton São Paulo WTC Hotel.

“As empresas de ODM estão mudando rapidamente seu modelo de negócio, voltando-se diretamente para clientes de Hyperscale. Essas empresas estão expandindo o escopo de seus negócios para, também, incluir empresas no curto prazo”, diz Naveen Mishra, Diretor de pesquisas do Gartner.

“O engajamento direto com Data Centers (DCs) de Hyperscale é o que mais contribui para o crescimento de ODMs. Esses clientes querem analisar projetos inovadores de infraestrutura de DCs, que possam oferecer uma escalabilidade melhor e reduzir drasticamente o custo total de propriedade dos servidores (incluindo despesas com energia e resfriamento) comparados com os servidores predominantes oferecidos por OEMs tradicionais”, afirma.
O crescimento dos modelos de negócios baseados na Web está impulsionando os investimentos em Hyperscale. O Gartner estima que o segmento de Hyperscale contribuirá com 82% do faturamento direto de ODMs de servidores em 2014. Ao invés de escolherem os servidores dos OEMs predominantes, esses clientes preferem servidores fornecidos por ODMs, por terem menor custo, design inovador e eficiente, além da capacidade de personalizar os sistemas.

O Gartner define Hyperscale como ter grandes exigências de DCs e servir clientes externos. “Os ODMs têm fortes credenciais de conhecimento e capacidade técnica para projetar soluções de servidores para várias necessidades dos clientes”, diz Mishra. “O sucesso atual dos ODMs está restrito à tecnologia de servidores, porém, os OEMs precisam reconhecer que isso vai influenciar outras tecnologias, especialmente, o storage de armazenamento”. Os ODMs já estão embarcando storage (primariamente interno), juntamente com servidores personalizados. As soluções de storage de open stack (pilha aberta) estão, aos poucos, ganhando tração com os ODMs, o que poderá abalar os fornecedores de storage baseado em controladores externos já estabelecidos.

Com a necessidade de escalar para centenas de milhares de servidores, algumas empresas de serviços Web e empresas tradicionais têm procurado fazer compras mais econômicas diretamente de empresas de ODM, retirando OEMs tradicionais da cadeia de suprimentos. Os ODMs têm a escabilidade e o modelo de negócio que lhes permite fornecer plataformas de menor custo. Os ODMs podem impulsionar e eficiência de custos em virtude de sua presença em áreas da China e Taiwan, que os ajudam a obter recursos por um preço médio de venda menor. Com os ODMs obtendo sucesso e economias de escala, suas estruturas de preços vão se tornar mais agressivas. Atualmente, o crescimento de ODM é restrito ao segmento Hyperscale e os OEMs têm uma clara liderança no mercado global.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor