Sazonalidade trimestral e ano atípico impactam vendas no mercado de impressão  

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Após um primeiro trimestre com excelentes resultados, mercado apresenta grande oscilação e é impactado principalmente durante a realização da Copa do Mundo. A IDC Brasil divulgou os dados consolidados do mercado de impressão no Brasil no segundo trimestre de 2014. Nesse período, foram comercializados 805 mil equipamentos de impressão, 21.0% a menos do que o

Após um primeiro trimestre com excelentes resultados, mercado apresenta grande oscilação e é impactado principalmente durante a realização da Copa do Mundo.

impressão

A IDC Brasil divulgou os dados consolidados do mercado de impressão no Brasil no segundo trimestre de 2014. Nesse período, foram comercializados 805 mil equipamentos de impressão, 21.0% a menos do que o último trimestre e aproximadamente 11.8% a menos do que no mesmo período de 2013.

No segundo trimestre de 2014, a acentuada diminuição nas vendas de equipamentos novos no Brasil atingiu tanto a tecnologia jato de tinta (que atualmente representa 72.9% do total de vendas), como a tecnologia laser (27.1% das vendas). Os resultados de ambas as tecnologias são altamente influenciados pelos volumes de vendas dos equipamentos de menor porte, que em decorrência de suas especificações técnicas e precificação, são em sua maioria endereçados à demanda de usuários domésticos, profissionais liberais e pequenas empresas. Neste nicho de mercado – equipamentos de menor porte – houve a maior queda em volumes de vendas.

Segundo Diego Silva, analista de mercado da IDC Brasil, “não podemos nos esquecer de que a Copa do Mundo de Futebol ocorreu exatamente durante este segundo trimestre, e que além de menos dias úteis no período, há outros fatores e dinâmicas de natureza competitiva que também foram responsáveis pelos resultados negativos do mercado como um todo”. Dentre esses fatores, a IDC destaca especialmente o reposicionamento de preços dos fabricantes de maior presença no varejo e, por parte do comércio em geral, a intensificação de foco em outras linhas de produtos, principalmente os televisores.

Por se tratar de um ano extremamente atípico (carnaval em março, Copa do Mundo em junho e eleições presidenciais em outubro), já eram previstas alterações nas sazonalidades e nos resultados do mercado.

Ainda segundo Silva, “dadas as variáveis e particularidades concentradas no ano de 2014, a análise mais indicada a ser realizada não é aquela que enxerga isoladamente as performances do segundo trimestre, e sim, a que leva em consideração e ponderação os resultados apurados no semestre. Nessa perspectiva, o cenário no mercado de impressão é positivo e apresenta oportunidades para crescimento”.

Em volumes absolutos, a comercialização de equipamentos de impressão neste primeiro semestre de 2014 no Brasil foi de 1 milhão e 824 mil unidades (resultado apenas 1.6% inferior ao primeiro semestre de 2013). Em valores, o mercado movimentou aproximadamente US$ 454 milhões.

Do ponto de vista tecnológico, o mercado também vem passando por mudanças nos últimos anos: os equipamentos da tecnologia jato de tinta (que primordialmente atendiam somente às necessidades de pequenos volumes de impressão – geralmente usuários domésticos e de pequenas empresas) estão se tornando cada vez mais robustos, rápidos e capazes de atender também às demandas de médias empresas e de volumes cada vez maiores de impressão.

No mercado laser, o movimento também está se convergindo para perfis de consumo de menores necessidades (a tecnologia laser tradicionalmente era voltada para demandas do segmento corporativo – máquinas maiores, capacidades e velocidades elevadas de impressão), de modo que os fabricantes não só estão mantendo sua atuação no segmento corporativo, como também estão ofertando linhas de produtos voltadas ao mercado doméstico, profissionais liberais e pequenas empresas – com hardware e suprimentos de impressão de preços extremamente competitivos e capacidades de acordo com essas características e perfis de consumo.


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