​NEC está trabalhando na virtualização da rede da Vivo

OperadorasRedes

A Telefônica, dona da Vivo, e a NEC Corporation, empresa global que fornece soluções de rede e TI, apresentaram uma solução de virtual Customer Premises Equipment (vCPE) que transfere determinadas funções IP dos gateways residenciais para a rede do operador, permitindo uma mais rápida evolução em atualização de software pela Vivo. As empresas mostraram a viabilidade desta solução

A Telefônica, dona da Vivo, e a NEC Corporation, empresa global que fornece soluções de rede e TI, apresentaram uma solução de virtual Customer Premises Equipment (vCPE) que transfere determinadas funções IP dos gateways residenciais para a rede do operador, permitindo uma mais rápida evolução em atualização de software pela Vivo.

Vivo-Brasil

As empresas mostraram a viabilidade desta solução no SDN & OpenFlow World Congress 2014, que foi realizado em Düsseldorf, de 14 a 17 de outubro de 2014. O cenário exibido demonstrou a implementação e orquestração de uma função de rede virtualizada sobre a plataforma do Laboratório de Virtualização de Funções de Rede (NFV) de Referência da Telefónica. Esta plataforma inclui um orquestrador NFV simplificado, que permite um mapeamento determinístico de CPU e de memória e uma gestão simplificada das Funções Virtuais de Rede (VNFs).

A solução vCPE funciona sobre tecnologia Intel e foi desenvolvida pela Telefônica e pela NEC nos termos de um acordo-quadro comercial global assinado entre as duas empresas que, atualmente, estão avaliando seu desempenho no ambiente de rede real da subsidiária brasileira da Telefônica, a brasileira VIVO, num teste em que os benefícios econômicos, a flexibilidade de rede e a conveniência para o utilizador estão sendo cuidadosamente medidos.

Atsuo Kawamura, vice-presidente principal da NEC Corporation afirmou que “este projeto de vCPE resulta de nosso acordo global e representa um passo importante em direção à virtualização da rede. A NEC prestará todo o seu apoio à Telefônica nessa transformação, proporcionando uma solução de ecossistema que permite poupanças de OPEX significativas bem como a implementação fácil e célere de novos serviços. A Telefônica e a NEC irão trabalhar em conjunto na implementação dessa solução de vCPE e na aceleração do NFV por toda a indústria”.

A NEC Corporation foi fundada no Japão e é especializada em soluções de rede e TI para provedores de serviços de telecomunicações, trabalhando ainda para outro tipo de empresas e governos. Está presente no Brasil, onde se chama NEC Brasil. A Telefônica é uma das maiores companhias de telecomunicações do mundo, sendo representada no Brasil por sua subsidiária Vivo, marca que adota em nosso país.

 


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor