73% das empresas planejam investir em Big Data nos próximos dois anos

Big DataData Storage

Os investimentos em tecnologias de Big Data continuam em expansão, de acordo com novo estudo do Gartner. A pesquisa aponta que 73% dos entrevistados investem ou pretendem investir em Big Data nos próximos 24 meses, número bem acima dos 64% registrados em 2013. O estudo também indica que as empresas estão começando a aplicar, de

Os investimentos em tecnologias de Big Data continuam em expansão, de acordo com novo estudo do Gartner. A pesquisa aponta que 73% dos entrevistados investem ou pretendem investir em Big Data nos próximos 24 meses, número bem acima dos 64% registrados em 2013.

Big-Data-Blog-Image

O estudo também indica que as empresas estão começando a aplicar, de maneira mais eficaz, seus investimentos em tecnologia – a quantidade de empresas que declararam não ter planos para investimentos em Big Data caiu de 31%, em 2013, para 24% em 2014. Essas previsões sobre o mercado de infraestrutura de Big Data no Brasil e na América Latina serão compartilhadas durante o Gartner Symposium/ITxpo 2014, evento que acontece entre os dias 27 e 30 de outubro, no Sheraton São Paulo WTC Hotel.

O estudo foi realizado em junho de 2014 por 302 membros do Gartner Research Circle em todo o mundo, e projetado para explorar os planos de investimentos das empresas em tecnologias relacionadas com Big Data, estágios de adoção, problemas de negócios resolvidos, dados, tecnologias e desafios, e compara os resultados com os dados obtidos em anos anteriores.

“A América do Norte ainda lidera os investimentos em Big Data, onde 47% é reportado para a área em 2014, superior aos 37,8% em 2013,” disse Nick Heudecker, diretor de pesquisas do Gartner. “Todas as demais regiões apresentaram aumentos dos investimentos com relação ao ano passado”.

Porém, esse investimento maior não leva a um aumento associado em empresas que reportaram a implementação de projetos de Big Data. Como em 2013, a maior parte do trabalho atual gira em torno de uma estratégia de desenvolvimento e criação de projetos piloto e experimentais.

“No ano passado, dissemos que 2013 seria o ano de experimentação e adoção precoce de Big Data,” afirmou Heudecker. “E assim ocorre em 2014. No ano passado, apenas 8% das empresas reportaram que tinham implementado projetos de Big Data para produção. E isso aumentou para 13% em 2014e, embora ainda seja relativamente pequeno, representa um aumento considerável. Porém, a queda de 6% em empresas que ainda reúnem conhecimento sobre Big Data e o aumento de 7% em experimentos e pilotos, indicam que as empresas estão evoluindo em seu entendimento e disposição de explorar oportunidades de Big Data.”

“Big Data pode ajudar a resolver inúmeros problemas de negócio em muitas indústrias e, pelo terceiro ano em nosso estudo, a melhoria da experiência dos clientes e da eficiência dos processos são as principais áreas a serem atendidas,” disse Lisa Kart, diretora de pesquisas do Gartner. “As mudanças mais dramáticas estão na melhoria da experiência dos clientes, especialmente, em transporte, saúde, seguros, mídia e comunicação, varejo e bancos.

Outra área em que observamos aumento é o uso do Big Data para desenvolver produtos de informação, em que as empresas estão procurando monetarizar seus dados. Isso é especialmente verdade entre fornecedores de TI, governo e manufatura”.O Gartner continua a observar fortes investimentos e investimentos planejados em todas as indústrias verticais, com comunicação e mídia continuando a liderar o grupo com 53% das empresas pesquisadas, já tendo investido, e outras 33%, planejando investimentos em tecnologia de Big Data.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor