Adaptworks registra aumento na demanda por treinamentos

EmpresasNegóciosSoftware

A Adaptworks, empresa especializada em treinamento e desenvolvimento de software, registrou um crescimento de 20% na demanda por treinamentos envolvendo a tecnologia de framework SAFe (Scaled Agile Framework). Voltado para grandes empresas que fazem uso de metodologias ágeis – como o Scrum – em suas áreas de desenvolvimento, o SAFe vem ganhando espaço, despertando o

A Adaptworks, empresa especializada em treinamento e desenvolvimento de software, registrou um crescimento de 20% na demanda por treinamentos envolvendo a tecnologia de framework SAFe (Scaled Agile Framework).

adaptworks

Voltado para grandes empresas que fazem uso de metodologias ágeis – como o Scrum – em suas áreas de desenvolvimento, o SAFe vem ganhando espaço, despertando o interesse de profissionais que atuam na área de TI. “Eles nos procuram em busca de um aperfeiçoamento no currículo, já vislumbrando várias oportunidades no mercado”, afirmou em comunicado Manoel Pimentel, Agile coach na Adaptworks.

Segundo ele, o SAFe não se trata de uma nova metodologia, mas de uma evolução das metodologias ágeis existentes. “É um framework desenvolvido para ajudar empresas que estão tentando usar o Agile em larga escala. Se aplica bem em companhias que o utilizaram em um ou dois times de projetos, e agora querem disseminar a prática por toda a organização”, explica.

Pimentel ressalta que o SAFe trata dos novos desafios surgidos a partir da necessidade de disseminação. “Não se trata apenas de colocar mais e mais equipes trabalhando dentro da metodologia. É preciso sincronizar e alinhar o trabalho desses times e, mais que isso, tangibilizar benefícios reais da adoção das metodologias ágeis em larga escala, indo além do desenvolvimento de software”, diz.

Isso só se torna possível porque o SAFe nada mais é do que a compilação de práticas que já estão sendo utilizadas por grandes empresas em todo mundo. Companhias como HP, IBM e John Deere estão obtendo resultados reais a partir da implementação do framework, que propõe iniciativas que já estão sendo testadas.

A expectativa da Adptworks, que é uma das únicas a oferecer o SAFe, é que o número de treinamentos ministrados cresça ainda mais em 2015. Para isso, a empresa vem fazendo parcerias para oferecer os treinamentos também fora de são Paulo, onde está localizada sua sede. “Já oferecemos cursos em cidades como Recife, Maringá e estamos negociando com outros parceiros de outras capitais, para que interessados de todo o Brasil possam ter acesso ao treinamento”, comenta Manoel Pimentel.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor