Black Friday será desafio para capacidade de atendimento para empresas de e-commerce

e-MarketingHOMESoftware

A Alog, uma das principais operadoras de serviços de TI no Brasil e membro da Plataforma Equinix, empresa de interconexão global de data centers, já prepara o apoio a seus seus clientes na preparação dos ambientes de TI para a Black Friday, o principal dia de vendas do comércio eletrônico mundial. O maior problema enfrentado

A Alog, uma das principais operadoras de serviços de TI no Brasil e membro da Plataforma Equinix, empresa de interconexão global de data centers, já prepara o apoio a seus seus clientes na preparação dos ambientes de TI para a Black Friday, o principal dia de vendas do comércio eletrônico mundial.

INGMRF-00091468-001

O maior problema enfrentado pelos portais de comércio eletrônico é o alto volume de tráfego nestas ocasiões que pode causar indisponibilidade e, consequentemente, o descontentamento dos usuários finais. A Alog anunciou que trabalha com diversas empresas brasileiras para ajudá-las na preparação para este pico de demanda.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Compuware, empresa que oferece serviços de gestão de desempenho de aplicativos, usuários esperam até 3 segundos para que um site esteja totalmente carregado. Caso contrário, 40% deles abandonam o portal, o que pode causar uma redução de 7% nas compras concluídas. “Independentemente de estarem ou não preparados, os e-commerces sofrerão o impacto da Black Friday”, aponta Rodrigo Guerrero, diretor Nacional de Vendas da Alog. “Por isso é importante que toda a infraestrutura de TI das lojas sejam reanalisadas e testadas. Desse modo, podemos mapear o que precisa ser implementado de forma pontual, a fim de garantir disponibilidade e rapidez”.

Este ano a Black Friday acontece no dia 28 de novembro e promete ser ainda maior do que a anterior. Em 2013, 42% dos consumidores online percebiam valor em realizar compras no período, enquanto a estimativa para 2014 é que essa porcentagem chegue a 76%, segundo a Alog. “É importante oferecer uma experiência de compra prazerosa para o consumidor, caso contrário, as chances de ele retornar para uma nova aquisição diminuem exponencialmente. Vale lembrar que esta preparação é imprescindível, também, para o Natal. Ao longo do mês de Dezembro, muitas compras são efetuadas e, inclusive, tornam-se cada vez mais comuns aquisições online – uma alternativa para consumidores que desejam evitar a correria em lojas físicas”, completa Guerrero.

Hoje, a Alog hospeda 57 empresas de e-commerce brasileiras – entre elas o Grupo SBF, maior conglomerado de varejo de artigos esportivos da América Latina, detentor das marcas Centauro.com, By Tennis, Almax e operador da rede Nike Store no Brasil. A Alog apoia estas companhias com serviços como equipes especialmente treinadas para operar na Black Friday, infraestrutura segura e a melhor qualidade de conexão do país, que ajudam a garantir 99,999% de disponibilidade.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor