Cook fala com governo chinês sobre privacidade e segurança

CyberwarNegóciosSegurançaSoftware

A agência noticiosa chinesa Xinhua comunicou que o CEO da Apple, Tim Cook, esteve envolvido em conversações com o conselheiro de Estado da República Popular da China relativamente a questões de segurança e privacidade cibernética, escassos dias após um grupo chinês defensor dos direitos dos cidadãos digitais ter acusado Pequim de apoiar o ataque à plataforma

A agência noticiosa chinesa Xinhua comunicou que o CEO da Apple, Tim Cook, esteve envolvido em conversações com o conselheiro de Estado da República Popular da China relativamente a questões de segurança e privacidade cibernética, escassos dias após um grupo chinês defensor dos direitos dos cidadãos digitais ter acusado Pequim de apoiar o ataque à plataforma iCloud.

Apple iPhone Becomes Available Through Verizon Wireless

O encontro entre o “comandante” de uma das maiores empresas da esfera digital e Ma Kai – que aconteceu na passada semana – foi revelado pelo próprio Cook em entrevista à Xinhua.

A visita foi, de certa forma, eclipsada pela acusação feita pelo grupo Greatfire.org ao governo chinês. Segundo a organização defensora da liberdade digital, Pequim esteve envolvida na investida cibernética à plataforma de armazenamento cloud da Apple, que afetou vários usuários do serviço.

Apesar das acusações, a China tem reiterado sua oposição face a atividades de natureza cibercriminosa, e negou terminantemente qualquer envolvimento no incidente.

Quando questionada sobre o ataque apontado pela Greatfire.org, a Apple disse estar ciente de várias investidas contra sua rede, mas não avançou mais detalhes.

Na entrevista, Tim Cook reconheceu que a China é um mercado de extrema importância para a Apple e afirmou que uma de suas prioridades no país é a integração do sistema de pagamento mobile Apple Pay, mas que o plano de ação não está ainda desenhado. Recorde-se que a Alibaba, detentora do maior serviço de pagamentos da China, o Alipay, declarou estar disposta a trabalhar em conjunto com a marca do iPhone nesse segmento.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor