CPqD lança módulo móvel para supervisão de redes ópticas

HOMEMobilidadeOperadorasRedes

O CPqD, instituição independente, com foco na inovação em tecnologias da informação e comunicação (TICs), está lançando no Futurecom 2014 um módulo móvel do seu sistema de supervisão de redes ópticas, hoje já utilizado pelas maiores operadoras de telecomunicações do Brasil e também em países como Chile, Uruguai e Angola. Disponível para dispositivos baseados em

O CPqD, instituição independente, com foco na inovação em tecnologias da informação e comunicação (TICs), está lançando no Futurecom 2014 um módulo móvel do seu sistema de supervisão de redes ópticas, hoje já utilizado pelas maiores operadoras de telecomunicações do Brasil e também em países como Chile, Uruguai e Angola.

fibra

Disponível para dispositivos baseados em sistemas Android e iOS, o CPqD Supervisão Óptica – Módulo Móvel é a principal atração do estande do CPqD no Futurecom, onde está sendo demonstrado.

“As principais vantagens introduzidas com esse novo módulo são a maior agilidade na operação da rede óptica, o aumento de produtividade e a maior confiabilidade das informações”, afirmOu em nota Fernando Gobbi, coordenador de projetos do CPqD. “Por meio de dispositivos móveis, os técnicos de campo poderão visualizar a situação da rede de cabos ópticos e, rapidamente, localizar os pontos onde ocorreram falhas, o que trará mais agilidade aos serviços de manutenção preditiva, preventiva e corretiva”, acrescenta.

Gobbi destaca que o CPqD Supervisão Óptica é um sistema totalmente georreferenciado e que sua tecnologia permite identificar a natureza e a localização precisa de falhas no cabo óptico capazes de comprometer os serviços das operadoras de telecom – ou de outros prestadores de serviços que tenham esse tipo de infraestrutura. Com isso, é possível obter uma redução bastante expressiva no tempo de detecção de falhas: de três horas para apenas três minutos. Além disso, a tecnologia permite antecipar e até prevenir futuras interrupções do serviço.

Ainda neste ano, o CPqD Supervisão Óptica – Módulo Móvel ganhará novos recursos voltados à gestão de indicadores da rede. “Trata-se de um módulo de gestão de indicadores que, a partir de uma série de dados, permitirá disponibilizar informações sobre o estado da rede de cabos ópticos”, adianta Gobbi.

Além da demonstração no estande do CPqD – que terá o tema Mais mobilidade para supervisão de sua rede -, o novo módulo do sistema CPqD Supervisão Óptica será apresentado em uma das palestras do congresso do Futurecom 2014. Marcada para o dia 14, às 10h10, a palestra Utilização de Dispositivos Móveis em Sistema de Supervisão de Rede Óptica será proferida pelo engenheiro Hélio Silvino de Almeida Prata e por Fernando Gobbi, no Auditório São Paulo do Transamérica Expo Center, onde se realiza o evento.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor